Mostra Repertório da Universidade de Fortaleza exibe peças teatrais por meio da internet

Serão apresentados os espetáculos “O Pequeno Príncipe”, “As Aventuras de Dom Quixote”, “A Cigarra e a Formiga” e “Pequena Sereia”, interpretados pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor

Escrito por Redação ,
Legenda: Espetáculo “Pequena Sereia” mescla estilo clássico de Hans Andersen com uma lenda cearense
Foto: Ares Soares

Em virtude do período de isolamento social, diversos eventos culturais tiveram que ser adaptados para a nova realidade. Apesar da impossibilidade de promover encontros presenciais, a Mostra Repertório, promovida pela Universidade de Fortaleza, ganha um novo espaço de ocupação artística: a internet

Durante o mês de julho, peças teatrais produzidas pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor serão disponibilizadas no canal da Unifor no Youtube, sempre aos sábados, às 17h.

“O Pequeno Príncipe” será a primeira peça a ser publicada, neste sábado (4). A história contempla o jovem príncipe que visitou diversos planetas em busca de sabedoria. Ao parar na Terra, ele conheceu uma cativante raposa, com quem aprendeu o verdadeiro sentido da amizade.

Entre as seguintes apresentações estão os espetáculos “As Aventuras de Dom Quixote”, “A Cigarra e a Formiga” e “Pequena Sereia“. As gravações foram feitas durante as temporadas presenciais de exibição de cada espetáculo.

Confira mais detalhes da programação:

O Pequeno Príncipe

4 de julho, às 17h

O espetáculo conta com toda a poeticidade e magia que envolvem a história do principezinho. O público poderá ouvir sobre os planetas que ele visitou em busca de sabedoria. Quando parou na Terra, conheceu a maliciosa serpente e, em seguida, a cativante raposa com quem aprendeu sua lição mais importante: “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

As Aventuras de Dom Quixote

11 de julho, às 17h

O musical, produzido em parceria com a Camerata Unifor, resume as mais de 1.200 páginas da obra original num enredo que valoriza a ação, o movimento e as divertidas aventuras vividas pela dupla: o exército de carneiros, os moinhos de vento, o elmo de Mambrino, os monges feiticeiros, além das apaixonadas declarações de Dom Quixote à formosa donzela Dulcineia del Toboso.

A Cigarra e a Formiga

18 de julho, às 17h

A peça é uma versão original do Grupo Mirante de Teatro Unifor baseado na obra clássica “A Cigarra e a Formiga”. Entre diversas danças e canções, a montagem conta a história do cantor da floresta, a Cigarra muito vaidosa, que se apaixona pela Formiga e se propõe a ensinar-lhe a arte do canto. A peça versa sobre arte, diferenças, solidariedade, amor, respeito, determinação, disciplina e, sobretudo, a superação dos próprios limites.

A Pequena Sereia

25 de julho, às 17h

Músicas, movimentos circenses, técnicas de representação, cenários, figurinos e adereços se fazem presentes na interpretação poética do espetáculo “Pequena Sereia”. A proposta da interculturalidade é utilizada ao mesclar a história da princesa com um clássico conto do século XIX, de Hans Christian Andersen, e uma lenda cearense – A Pedra da Moça –, ouvida no município de Icapuí, litoral leste do estado.

Serviço
Mostra Repertório do Grupo Mirante de Teatro Unifor
Dias 4, 11, 18 e 25 de julho
Horário: a partir de 17h
Local: Canal da Universidade de Fortaleza no YouTube

 

Assuntos Relacionados