Mechas nos tons caramelos são apostas para quem deseja mudar o visual sem radicalizar

Antes de iniciar o protocolo da química é essencial testar a resistência dos fios e definir a cor ideal junto ao profissional

Escrito por Redação ,
Legenda: Os cabelos longos da modelo Wanessa Santiago ganharam ainda mais vida e radiância após a aplicação das mechas iluminadas no tom caramelo

Luzes com tons abaixo do castanho são as técnicas de mechas preferidas, especialmente pelas morenas, que pretendem realçar os fios de maneira discreta, luxuosa e delicada. Sucesso no ano passado, o estilo continua no topo da lista dos protocolos realizados nos espaços de beleza em 2020.

O método utilizado pelo cabeleireiro Jhonata Robert, nos cabelos da modelo Wanessa Santiago e da estudante Lizandra Duarte foi o hair contour. "Os tons de caramelo foram aplicados com coloração adequada para manter a saúde dos fios", ressalta o profissional. "Amei o resultado. Não consigo mais me ver sem as mechas mais claras", afirma Wanessa.

Legenda: Curtos, médios, longos, lisos, ondulados ou cacheados, o fato é que a versão de cabelos iluminados segue como supertendência em 2020

Para Lizandra, a principal vantagem foi poder clarear os cabelos castanhos sem precisar ficar loira. Conforme Jhonata, as mechas iluminadas são ideais, exatamente para quem, assim como Wanessa e Lizandra, deseja modificar o visual, sem apelar para uma transformação radical.

Mas um detalhe: antes de se submeter à química, é de fundamental importância escolher, junto com o profissional, os melhores tons e os cuidados na realização do procedimento capilar.

Leveza

Quando o objetivo é tornar a cor do cabelo escuro mais leve, o especialista aplica mechas mais claras. Dessa maneira, é possível preservar a raiz e proporcionar suavidade ao visual. De acordo com o coiffeur, geralmente o tom é puxado para o mel, caramelo ou dourado, procurando algo mais natural, variando entre tonalidades quentes e frios.

Legenda: Seja nos cabelos curtos, médios ou compridos, a conduta de aplicação das mechas deve ser praticada por profissionais qualificados e com experiência no tratamento dos fios após a química

As mechas iluminadas ficam bem tanto nos cabelos lisos quanto nos ondulados e cacheados, curtos ou compridos. O procedimento demora em torno de três a quatro horas.

"A reaplicação depende do efeito desejado, e como qualquer tipo de cabelo, é necessário tratar os fios pelo menos uma vez por mês, sempre utilizando uma linha de manutenção em domicílio que varia de acordo com o diagnóstico dos fios", aconselha o especialista.

Ao ser procurado para realizar as mechas iluminadas, Jhonata tem o cuidado de testar a resistência dos fios e definir a cor ideal, antes de iniciar o trabalho. Apesar de ser menos agressiva, a técnica envolve o uso de química. "Por isso, antes do clareamento é obrigatório passar por um tratamento, a exemplo de hidratação e reconstrução", conclui o cabeleireiro.

Em Foco

Acupuntura facial

A técnica milenar da medicina chinesa pode amenizar rugas, acne, flacidez facial e corporal. De acordo com a acupunturista com especialidade em estética, Dra. Larissa Costa, no procedimento estético se utiliza a acupuntura local potencializada com eletroestimuladores. "A aplicação na musculatura do rosto estimula a produção de colágeno e trata o organismo como um todo, melhora as funções e apresenta sensação de bem-estar", explica.

Renovação facial

A radiofrequência é um tratamento estético que contrai as fibras de colágeno existente e estimula o corpo a produzir novas fibras na região tratada. Por esta razão, é especialmente indicada para combater a flacidez do rosto e do corpo, de forma segura e duradoura. Conforme a fisioterapeuta dermatofuncional Karla Bessa, as regiões da face mais indicadas para a aplicação da radiofrequência são "ao redor dos olhos, boca, testa, maçãs do rosto, queixo e a papada".

Cuidados com as mãos

Assim como o rosto, colo e pescoço, as mãos necessitam de cuidados especiais para manter a jovialidade da pele. Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Mirtes Alves, a esfoliação renova as células e a hidratação com cremes à base de substâncias umectantes ou emolientes, que são fundamentais para fortalecer a elasticidade. Os cosméticos com ativos despigmentantes auxiliam na eliminação de manchas provocadas por exposição solar", destaca.