Mauricio de Souza homenageia Quino: "vive agora mais forte dentro de nós"

Cartunista argentino morreu nesta quarta-feira (30), aos 88, em Mendoza, sua cidade-natal.

Escrito por Redação ,
mauricio e quino
Legenda: Mauricio de Souza e Quino em foto publicada na rede social do pai da Mônica

Mônica e Mafalda, duas garotas destemidas e questionadoras. Agora, o pai da criança dentuça e sabichona lamenta a partida do criador da mocinha que odeia sopa e adora Beatles. Mauricio de Souza, idealizador da Turma da Mônica, publicou em sua página do Facebook uma homenagem a Quino, chargista e artista gráfico argentino que morreu nesta quarta-feira (30). 

“O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963 - mas ela só estrearia nas tiras no ano seguinte. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, escreveu. 

Quino era o pai de uma das personagens mais famosas do mundo dos quadrinhos, a inconformada Mafalda, uma menina de classe média argentina nascida em setembro de 1964. A personagem completou 56 anos nesta terça, dia 29 de setembro.

Mafalda também tem um agudo senso crítico para as injustiças sociais e para questões relacionadas à existência humana. Nunca assumiu posições políticas explícitas, mas claramente era identificada com os movimentos progressistas.

Assuntos Relacionados