Lucinha Menezes lança seu novo single, "Rancho das Borboletas", nesta sexta

A canção é uma prévia do próximo disco da cantora cearense, previsto para sair até 20 de dezembro

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@svm.com.br
Legenda: Lucinha gravou o novo álbum ainda em 2019, mas o início da pandemia da covid adiou os planos de lançamento
Foto: Leo Aversa

A cantora cearense Lúcia Menezes tinha um plano de lançar seu novo disco logo após o Carnaval deste ano. Como a maioria dos artistas que tinham planejamento similar, o lançamento não aconteceu, tampouco os shows, e ela precisou encarar o período de reclusão, provocado pela pandemia do coronavírus, se aproximando do mundo digital. Para espairecer dos "maus ventos" trazidos pela Covid-19, Lucinha, como também é conhecida, passou a realizar lives toda semana, cantando à capela para entreter a audiência online e seus vizinhos.

Agora, a artista lança um novo single, da canção "Rancho das Borboletas", composição de Miguel Rabello com Paulo César Pinheiro. O material está disponível a partir desta sexta (27) nas plataformas digitais e antecede o lançamento de seu novo disco, previsto para sair até o próximo dia 20 de dezembro. 

Veja também

"Nós já estávamos pensando num disco novo desde o começo do ano passado. Eu até já tinha escolhido algumas músicas. Aí quis desistir: tanta coisa ruim estava acontecendo. A agressividade reinando, as injustiças sociais cada vez maiores. Daí resolvi que não ia fazer um disco novo agora", recapitula Lucinha. 

Depois de tomar essa decisão, a cantora foi surpreendida pelo produtor musical José Milton com "Rancho das Borboletas". "Achei tão linda, leve, poética, gentil, lúdica... essa canção chegou com toda a delicadeza que eu estava sonhando naquele momento. Resolvi então continuar o projeto", observa.

O novo álbum sucede "Lúcia" (Biscoito Fino, 2017). No disco anterior, Lucinha contou com as participações especiais de Chico Buarque e da irmã dele, Miúcha (que faleceu quase dois anos depois). 

Para o repertório ainda inédito, a cantora reúne nomes tarimbados da MPB, a exemplo de Cristóvão Bastos (que também integra o "círculo" de parceiros de Chico Buarque), João Lyra, Paulo César Pinheiro e Abel Silva, além de contar com o conterrâneo Nonato Luiz no violão. Editado pela gravadora Atração, dedicada à distribuição digital, o álbum ainda vai reunir duas composições inéditas de um de seus filhos, Eduardo Menezes, que também é escritor e xilogravurista. 

Isolamento

Lucinha conta que a fase da pandemia, para ela, tem sido "muito pesada". De início, ela chegou a fazer lives todos os dias. Pela "Live na Varanda", ela levava microfone e uma caixa amplificadora para a varanda de seu apartamento, no Rio de Janeiro (RJ), onde cantava. No repertório, interpretava de "Ave Maria" a MPB. E logo contou com a reação dos vizinhos que, além de assisti-la cada um de sua janela, aplaudia e deixava pedidos na portaria do prédio dela. "Eram pequenas alegrias em meio à tanta tristeza. Fiz live todo dia durante quase 2 meses", lembra.

A periodicidade das lives diminuiu e ela hoje chega a fazer uma por semana. A "Live na Varanda" passou para dentro de casa e segue sendo transmitida pelo Instagram (@lucinha_menezes_cantora) e Facebook da cantora. "Ainda participei de festivais pelo Instagram e Facebook. Gravei algumas músicas com amigos. Dei entrevistas e finalizei o novo disco", complementa a cearense.

Filhos

A verve musical se desdobra entre os "Menezes". Além da parceria com Eduardo para integrar o repertório do novo disco, Lucinha acompanha, à distância, a carreira do filho e guitarrista de blues Artur Menezes, atualmente radicado na Califórnia (EUA). Há um mês, Artur, também cearense, lançou seu quinto álbum, "Fading Away", e conta com a admiração e a saudade da mãe.

"Ele é um excelente profissional, toca, canta e compõe muitíssimo bem! Apesar de ter muita saudade dele, bem muita mesmo, acho que ele está construindo uma carreira bem bonita lá fora. Sempre converso muito com ele sobre o meu trabalho, faço questão de ouvir o que ele tem a me dizer. Ele me dá toques super interessantes e eu, que sou 'corujíssima' e super fã, acato", conta Lucinha. 

Assuntos Relacionados