Livro sobre descobrir a leveza a partir de situações traumáticas é lançado nesta quarta-feira (22)

“Leveza e escrita experimental” é mais uma obra publicada pelo Coletivo Insopitáveis, da Universidade Federal do Ceará, reunindo textos de acadêmicos

Legenda: Professor Cavalcante Júnior é o organizador da obra, com escritos de 15 autores
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

Ser leve ainda que em tempos dolorosos ou em meio a traumáticas memórias que insistem em ficar. O desafio e experiências embutidos nesse intricado processo, vivenciado por 15 profissionais, são narrados no livro “Leveza e escrita experimental”, com lançamento marcado para esta quarta-feira (22), na Casa Bendita.

A obra é a sétima publicada pelo Coletivo Insopitáveis, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e tem como organizador o professor Cavalcante Júnior, do Instituto de Cultura e Arte (ICA). A intenção do material é exatamente volver o olhar do público para os caminhos que levam à suavidade, ainda que diante das intempéries intrínsecas à vida de todo dia.

Para isso, diferentes perspectivas são integradas de modo a conferir um aspecto plural da temática, justificando sua concepção coletiva. Entre eles, o leitor pode acessar histórias sobre diálogos entre crianças, famílias e amigos; o descobrir-se leve por meio do nascimento de um bebê; o desbravar pela história de um pai com suas conquistas e sofrimentos; e a força do desenho como forma de transformar densidade em frescor.

Legenda: Livro estará disponível para venda no local

As narrativas primam pela diversidade também por serem gestadas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, oriundos de diferentes formações e instituições. Centro de Tecnologia da UFC, cursos de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão, em Sobral, entre tantos outros, compõem a miscelânea de olhares.

Para o lançamento, já está confirmada a participação do Coral do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA - UFC), que apresentará trechos do espetáculo “Fé”.

Serviço
Lançamento do livro “Leveza e escrita experimental”, com vários autores
Nesta quarta-feira (22), às 19h, na Casa Bendita (Avenida Rui Barbosa, 888, Meireles)