Live São João do Nordeste anima a noite deste sábado na TV Verdes Mares

A programação, com participação de todos dos nove estados nordestinos, levará para dentro dos lares todo o encanto da aguardada festa junina. O programa começará logo após a novela Fina Estampa

Escrito por Redação ,
solange
Legenda: Solange Almeida representará o Ceará com show apresentado por Dan Viana, do programa "Se Liga" (TV Verdes Mares)
Foto: THIAGO GADELHA

A Expectativa é de uma festa única. O São João do Nordeste reunirá a cultura, as cores e sabores da tradicional manifestação regional. Hoje, logo após a novela "Fina Estampa", artistas da região nordestina prometem levar todo esse encanto para quem está dentro de casa. Solange Almeida, Calcinha Preta, Léo Santana, são algumas das atrações que comandam a festa que terá o inédito formato de "live". O programa começará logo após a novela Fina Estampa.

Em 2020, os festejos de São João também sentiram os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus. A necessidade do isolamento social exigiu novas alternativas. Pensando no coração dos apaixonados pela tradição, a Globo preparou um programa arretado.

Fotografia
Foto: Reprodução/ redes sociais

O programa reunirá artistas de todo o Nordeste para levar música e diversão direto para sua casa. A lista completa reúne o som de Solange Almeida (Ceará), Léo Santana (Bahia) e Calcinha Preta (Sergipe).

A noite também será palco de Fulô de Mandacaru (Pernambuco), Cavaleiros do Forró (Rio Grande do Norte), Anderson Rodrigues (Piauí), Mano Walter (Alagoas), Amazan (Paraíba) e Flávia Bitencourt (Maranhão).

A previsão é de uma celebração das mais bonitas. Uma noite especial, espera Solange Almeida. "Imagina o Nordeste. Todo unido. Cantando e dançando com muito forró ao vivo?", convida a cantora.

Organização

Para o diretor de programação do SVM, Fábio Ambrósio, o momento da pandemia exigiu a reinvenção. "A festa da quadrilha é como se fosse o Carnaval para quem é do Sudeste. É onde vemos o Nordeste em todo o seu glamour", descreve.

A live investe na interação dos apresentadores locais das afiliadas da Globo de cada Estado. No Ceará, Dan Viana, do "Se Liga", ficará responsável por apresentar o show de Solange Almeida. "A força do São João do Nordeste é justamente mostrar um pouquinho de cada Estado. Num programa de duas horas, fazer essa união, permitir mostrar o que cada lugar está fazendo", completa o diretor.

A expectativa é das maiores, afirma o diretor de programação da Globo Nordeste, Arísio Coutinho. "Nossa intenção é fazer o São João em casa, da melhor maneira possível, com a alegria característica da época e do nordestino", avalia.

Por conta da pandemia, o cenário de lives entre os artistas nordestinos foi movimentado. Segundo Fábio Ambrósio, o SVM guarda uma trajetória de produção nesse formato de show. A live "São João do Nordeste" evidenciará esse investimento em convergência. "Desta vez, é diferente. Não pode ter aglomeração, ter gente circulando pela empresa. Existe uma série de cuidados que exigem um nível de preparação", diz.

Carioca, Arísio Coutinho se define um apaixonado pelo período junino. A dura realidade da Covid-19 exigiu atenção redobrada dos envolvidos. "É um ano diferente para todos. Estamos buscando novos formatos e possibilidades para levar ao espectador o entretenimento de qualidade", divide. Ter os nove estados reunidos dessa maneira será um feito nunca antes visto. "É dar visibilidade a todos os artistas. Apoiar a cultura regional, principalmente no Nordeste", finaliza Arísio Coutinho.

Agora é entrar no clima. No sábado vai ser hora de preparar o arraial, a receita junina, vestir o traje matuto e ligar a TV na Globo/TV Verdes Mares. Um Nordeste todo unido.

Programação

Além do São João do Nordeste, a Globo preparou durante o período junino outros programas sobre o tema, para matar a saudade da temporada de festejos. Ontem, o 'Globo Repórter' celebrou a região, criando um clima junino em casa com a reexibição do programa que mostra as celebrações em cidades de Paraíba, Pernambuco e Ceará, onde a época também é de fartura natural.

No dia de São João, 24 de junho, o público poderá se encantar com os Melhores Momentos do Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste, a partir das 15h. É a tradição mantida, mesmo que seja na sala de casa!

Serviço

Live São João do Nordeste

Dia 20/06, sábado, na Globo

Logo após a novela Fina Estampa