John Lennon 80 anos: legado na música e no ativismo pela paz

Documentários e relançamento de material da fase solo celebram a memória do ex-Beatle

Escrito por Antonio Laudenir , laudenir.oliveira@svm.com.br
Você pode dizer que sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Tenho esperança de que um dia você se unirá a nós
E o mundo será um só
Legenda: "Você pode dizer que sou um sonhador. Mas eu não sou o único. Tenho esperança de que um dia você se unirá a nós. E o mundo será um só", inspirou John Lennnon em "Imagine"

Há 80 anos, John Winston Lennon nascia em Liverpool. O futuro beatle, dono de composições melódicas e letras confessionais tinha apenas 16 anos quando ouviu "Heartbreak Hotel". O sucesso de Elvis Presley (1935-1977) transformou a realidade do garoto. Quando uma tia o presenteou com uma guitarra, pouco sabia ela dos destinos que o familiar cruzaria.

Veja também

Montou um grupo chamado The Quarrymen ainda na escola. Em julho de 1957, quando tirava um som com a banda, conheceu James Paul McCartney (que tinha lá seus 15 anos de idade). Nascia uma das maiores parcerias que o rock já testemunhou. George Harrison (1943-2001) chegaria um ano depois e Ringo Starr somente em 1962. O mundo não seria mais o mesmo depois dos Beatles.

Durante sua curta vida, John Lennon remodelou a música popular, seja com o quarteto ou na carreira solo. O olhar ácido e poético rendeu, entre inúmeras pérolas, canções como "Come Together", "Strawberry Fields Forever", "Woman", "Imagine".... Por vezes controverso e até polêmico, o britânico foi um dos artistas que mais aproximou a vida pessoal da luta pelo pacifismo.

Paz

Em sinal de protesto, devolveu a medalha do título de Membro do Império Britânico (MBE). Em carta enviada à rainha, o músico explicou o descontentamento com o fato da Inglaterra apoiar os Estados Unidos no Vietnã e interferir na Guerra Civil nigeriana.

Conheceu a inspiração e o amor da vida em Yoko Ono. O companheirismo dos dois rendeu, entre 1968 e 1972, uma trilogia de álbuns de vanguarda, incluindo o primeiro solo "John Lennon/Plastic Ono Band".

Dessa safra constam êxitos como "Give Peace a Chance", "Instant Karma!", "Imagine" e "Happy Xmas (War Is Over)". Em 1975, com o nascimento do primeiro filho do casal, Lennon optou por se retirar da indústria para cuidar da família. 

Em 1980 retornou com mais uma colaboração com Ono, o álbum "Double Fantasy". Em dezembro daquele ano, três semanas depois do lançamento do disco, foi barbaramente assassinado na calçada do prédio em que morava. Deixou um legado que vai além da música e demarca um lugar na luta pelos fim dos conflitos.

Celebração

A caixa "Gimme Some Truth — The Ultimate Mixes" celebra o ainversário de 80 anos de Lennon. O pacote traz a reedição de 36 músicas da fase solo. Os fãs tem a opção de adquirir o material em formatos de CD, LP e Blu-Ray. Um livro de 124 páginas, apresentado por Yoko Ono, também integra o lançamento. A curadoria ficou nas mãos do filho Sean.

O documentário "Procurando Lennon" (2016) chega ao catálogo do Globoplay. A obra desvenda todas as personas do músico, reunindo memórias raras e inéditas que vão da infância à vida adulta. O filme é indicado tanto para os fãs dos Beatles quanto admiradores de John Lennon. Assista aqui.

Duas produções inéditas resgatam a memória do britânico. Os 80 anos de John Lennon integram a programação da rádio BBC. O público pode ouvir o especial “John Lennon at 80”, em que seu filho, Sean, entrevista o meio-irmão Julian, Paul McCartney e Elton John. Os links estão disponíveis nas redes de John Lennon e no site da BBC. Pode ser ouvido aqui. 

Um novo documentário sobre o músico vai chegar em dezembro. "Lennon’s Last Weekend" foi dirigido por Brian Grant e ilumina a última entrevista de Lennon, realizada com Andy Peebles em dezembro de 1980. A separação dos Beatles, o então novo disco ("Double Fantasy"), a relação com Paul McCartney e os próximos álbuns solo foram assuntos conversados na ocasião.