Indígenas cearenses protagonizam programação cultural online para obter apoio no combate à Covid-19

Ação acontece neste sábado (27/6), das 10h às 18h, com apoio da Secult, da Rede de Equipamentos e da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince)

Escrito por Redação ,
indígenas cearenses
Legenda: Povos indígenas cearenses apresentam diferentes expressões culturais em programação online
Foto: Iago Soares

Durante todo este sábado (27), os 15 povos indígenas do Estado estarão articulados em uma programação cultural online intitulada “Ceará indígena em aldeias virtuais”. O evento será transmitido até 18h no Canal da Secult, com retransmissão pelo Theatro José de Alencar, Porto Dragão e CCBJ no Youtube. 

Essa ação tem por objetivo subsidiar a campanha de solidariedade realizada pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará  (Fepoince), na qual as etnias locais seguem empenhadas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Além disso, ao longo do dia, será possível colaborar e obter produções de artesanatos, fotografias e grafismos desses artistas.

“É uma ação de valorização de saberes e de práticas culturais dos povos indígenas no Ceará, promovendo a riqueza da diversidade das culturas indígenas”, destaca Alênio Alencar, coordenador de Patrimônio Cultural e Memória da Secult.

Programação

Criada e protagonizada por indígenas, esta programação contará com a diversidade de saberes, ciências e formas de expressão em variadas linguagens artísticas. Serão documentários, depoimentos de mestres da cultura, ensaios fotográficos, apresentações musicais, contação de histórias, apresentação de pesquisas, rodas de conversas etc. Alguns dos conteúdos terão o recurso de acessibilidade, de interpretação em libras.

“Que todos possam conhecer melhor o que é a população indígena do nosso estado e a diversidade que se tem no meio da nossa população, com nossas  práticas culturais e espirituais”, destaca João Kennedy, do povo Tapeba, de Caucaia. 

O indígena lembra ainda que a ação tem o objetivo da arrecadação, para dar dignidade aos que estão sofrendo por conta da pandemia. “Torcemos para que a campanha seja bastante exitosa e possa ajudar o máximo possível de famílias. A gente faz a campanha na solidariedade aos nossos parentes que precisam dessa ajuda”, finaliza Kennedy. 

Campanha

A campanha realizada pela Fepoince começou ainda no mês abril, por meio de uma rede de solidariedade, com objetivo de auxiliar mais de 5 mil famílias indígenas em vulnerabilidade social, durante a pandemia  da covid-19. 

Essa rede continua em ampla mobilização para garantir a qualidade de vida dessas pessoas, por meio de doações financeiras destinadas para  aquisição de cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, além das máscaras e equipamentos de proteção individual. 

Para doar, os espectadores poderão acessar um QR Code (Quick Response Code) no visor da TV ou celular. O arrecadado será encaminhado para a Campanha. Quem quiser ajudar diretamente, pode transferir o valor desejado para a conta a seguir:

Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará 
CNPJ :34.816.161/0001-70
Caixa Econômica : Ag: 0919 Op: 003 Conta: 5489-6 

Assuntos Relacionados