Imagem Brasil Galeria oferta cursos gratuitos na área da fotografia

Inscrições vão até 19 de janeiro. Atividades acontecem virtualmente e as formações propostas são "Portfólio de artista" e "A imagem fotográfica no regime estético da arte contemporânea"

A Imagem Brasil Galeria é um espaço de Fortaleza dedicado à fotografia. Sua proposta é voltada à difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, oferece programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências na área
Legenda: A Imagem Brasil Galeria é um espaço de Fortaleza dedicado à fotografia. Sua proposta é voltada à difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, oferece programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências na área
Foto: Gentil Barreira

Uma oportunidade de formação na arte fotográfica. Com inscrições abertas até 19 de janeiro, a Imagem Brasil Galeria inicia 2021 com o lançamento de dois novos cursos gratuitos de fotografia. Respeitando as medidas de isolamento social, as aulas serão ministradas no formato "online".

São seis horas de conteúdo para cada formação, divididas em quatro encontros, que acontecem entre os dias 20 e 30 de janeiro. As atividades são "Portfólio de artista" e "A imagem fotográfica no regime estético da arte contemporânea".

A educadora e curadora mineira Janaína Melo orienta o curso "Portfólio de artista" a partir desta quarta-feira (20). A convidada é educadora e curadora, graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Pesquisa e ensino de arte contemporânea pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com mais de 15 anos de atuação profissional em museus.

Já "A imagem fotográfica no regime estético da arte contemporânea" será com o artista visual e professor paraense Alexandre Sequeira e inicia na quinta-feira (21). Doutor em Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA), Alexandre desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, tendo participado de encontros de fotografia, seminários e exposições no Brasil e exterior. 

Transmissão

As formações estão abertas ao público. Os interessados podem se inscrever pelo site ou pelas redes sociais da Imagem Brasil Galeria (ver serviço) até o meio-dia de 19 de janeiro. Os encontros acontecem via Plataforma Zoom e integram projeto fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. As aulas serão transmitidas ao vivo e possibilitam momentos de interatividade de forma a promover uma experiência dinâmica de aprendizado.

Orientações

"Portfólio de artista", com Janaína Melo. (Dias 20/01, 23/01, 27/01 e 30/01)

Como montar um portfólio? O curso, por meio da análise de exemplos, exercícios de edição de texto/imagem e leituras críticas, buscará construir um ambiente de discussão sobre pesquisas, projetos e produção de portfólios em artes visuais com os artistas e criadores participantes.

"A imagem fotográfica no regime estético da arte contemporânea", com Alexandre Sequeira. (Dias 21/01, 22/01, 28/01 e 29/01)

A partir de referências do campo teórico-crítico e da apreciação de algumas proposições artísticas, o curso busca promover um exercício de suspensão de determinadas ideias acerca do que uma fotografia deve ser ou significar. A intenção é refletir sobre quais impactos essas proposições podem desvendar em um mundo cada vez mais balizado por imagens.

Serviço:

Inscrições pelos links: imagembrasilgaleria.com.br/programacao;
www.facebook.com/ImagemBrasilGaleriawww.instagram.com/imagembrasil.galeria;

Contato: imagembrasilgaleria@gmail.com e (85) 99930-0173 / 99926-2257

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?