Haja Coração reestreia em outubro; Mariana Ximenes disse ter tido medo do papel de Tancinha

Em coletiva virtual, autor e atores falaram de bastidores e personagens inspirados em "Sassaricando"

Escrito por Redação ,
Tancinha (Mariana Ximenes) vendendo seus populares melões na feira
Legenda: Tancinha (Mariana Ximenes) vendendo seus populares melões na feira
Foto: Globo/João Miguel Júnior

A partir de segunda-feira (12), a novela “Haja Coração” estará de volta à tela da Globo. O enredo escrito por Daniel Ortiz, e com direção artística de Fred Mayrink - exibida originalmente em 2016 - irá substituir “Totalmente Demais” às 19h. A trama foi redigida livremente na novela “Sassaricando” (1987). Em entrevista realizada na tarde de terça-feira (6), via Zoom, os atores falaram dos desafios da produção. 

Um dos personagens mais iconicos, a Tancinha —  com interpretação de Cláudia Raia em "Sassaricando" — ganhou o olhar da atriz Mariana Ximenes. No bate-papo com jornalistas, a atriz falou que ficou apavorada em ter de ser a personagem. "Tinha uma responsabilidade gigantesca, porque a Tancinha interpretada pela Claudia Raia é um ícone. E a Claudia é uma das minhas melhores amigas, e eu queria honrá-la”, contou a atriz. 

"Sou muito influenciada pelas minhas raízes nordestinas. Eu tenho um convívio muito intenso com a minha família. Para a Tancinha, a gente compôs um personagem muito paulistano. Ela tem os costumes de lá. Eu carrego comigo as minhas lembranças nordestinas, mas para a Tancinha [a inspiração] foi paulistana".

Assim como na primeira versão, Tancinha segue sendo feirante, extrovertida e explosiva. “A Tancinha me trouxe muito para o humor, algo que eu fiz pouco na minha carreira, e que adorei fazer”, avaliou Mariana.

Presente para o telespectador

Daniel Ortiz declarou que a novela vem em um bom momento da TV brasileira que completou 70 anos de existência. O público pode conferir as duas versões da narrativa em diferentes canais e plataformas: "Haja Coração" pela Globo e "Sassaricando" pelo canal Viva que reprisa a produção. No bate-papo com a imprensa, o autor falou sobre amadurecimento. 

"Depois de qualquer trabalho você amadurece, mas após Haja Coração o que mais amadureceu foi a minha parceria com o Fred (Mayrink, diretor artístico). Sintonia essa que está ainda mais fina hoje, por conta de Salve-se Quem Puder. E fazer um remake e começar uma novela do zero são dois trabalhos completamente diferentes”, declarou Ortiz.

A novela também chegou a ter um segundo final gravado para Tancinha. Questionado se haveria a possibilidade de ter a exibição da gravação alternativa, o autor Daniel Ortiz só pediu para que o público acompanhasse a novela. 

Repercussão

Malvino Salvador, intérprete de Apolo, relembrou com carinho a relação com os colegas no set de gravação. “Nós fomos muito felizes enquanto equipe. Era sempre muito prazeroso estar no set de gravação. Todos os atores eram muito felizes com os seus personagens. E isso faz com que a gente consiga se motivar. Eu gostava muito do Apolo e me divertia com ele".

Sendo a filha caçula de Francesca (Marisa Orth), Shirlei, Sabrina Petraglia lembrou com carinho sobre a personagem que era a mais introvertida da família e do par romântico que formou com Marcos Pitombo, intérprete de Felipe. “A gente não esperava, foi um susto. Eu não sabia nem se eu estava preparada para aquilo tudo. Eu só pensava: ‘continue trabalhando’. Foi maravilhoso. Uma história linda que o Daniel criou e o Fred conduziu de uma maneira extremamente humana. Foi a conjunção das estrelas".

Marcos Pitombo diz que o personagem que ele fez foi um divisor de águas na sua carreira. "É muito gostoso quando a gente começa a ver que o nosso trabalho está tocando o coração das pessoas. Era uma história muito cativante, e a nossa trama foi crescendo. Em cena, eu e Sabrina fomos muito parceiros e essa amizade veio para fora da novela”.

Assuntos Relacionados