Grupo local apresenta o "Circo do K'Os" neste sábado (14), no Centro Cultural Banco do Nordeste

Os atores do K'Os Coletivo (CE) também farão, antes, uma oficina de comédia para crianças, no mesmo local

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@svm.com.br
Legenda: João Machado, Aline Campêlo e Aldrey Rocha integram o grupo de palhaçaria K'Os Coletivo
Foto: Foto: Freddy Costa

O circo do grupo cearense K'Os Coletivo envolve três palhaços com perfis "aparentemente" bem definidos. Pinguelão tem "1,95m de pura leseira", Tramela é a "mandona que sabe tudo" e Pipiu seria "o causador de confusão". Entre números tradicionais da palhaçaria e surpresas, porém, a comédia é conduzida pelos atores Aldrey Rocha, Aline Campêlo e João Machado; e reúne o público em clima de improvisação.

Neste sábado (14), às 15h, o grupo volta a apresentar o espetáculo "Circo do K'Os - Os Clássicos da Palhaçaria" no Centro Cultural Banco do Nordeste (Centro). Antes, às 14h, Aldrey e Aline recebem pequenos a partir de 6 anos para a oficina "Comédia para Crianças", no mesmo local. Toda a programação é gratuita.

Aline recapitula que o K'Os Coletivo já esteve com a oficina em escolas e outros espaços. A atividade estimula a criançada a participar de jogos teatrais e exercícios de improvisação. "As crianças se divertem muito e aprendem um pouco mais sobre o fazer da comédia. Entendem como os atores cômicos fazem rir e quais ferramentas utilizam", observa a atriz.

O "Circo do K'Os" já assentou seu espaço na programação cultural de Fortaleza. Aline, Aldrey e João apostam no improviso, a fim de transmitir ao público uma sensação de "frescor" em cena. O perfil da plateia, destaca Aline, faz toda a diferença no andamento da encenação. Com o trabalho, o trio conquistou três prêmios, em 2018, na quarta edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí.

Nosso desafio é apresentar um espetáculo por tanto tempo, mas deixá-lo livre para se transformar, caso precise. No sentido de moldar-se às diferentes plateias. Cada público que nos recebe tem sua característica e a eles nos moldamos e interagimos de uma forma diferente", reflete a atriz.

Infantis

Vale ressaltar que esta não é a única montagem do K'Os Coletivo para o público infantil. "Dona Menina", montado sem falas, é uma das raras peças da cena local feita para bebês. "Guerra de Cup & Cake", por sua vez, também envolve a turma de palhaços criada pelos atores do grupo teatral cearense.

Em suma, o grupo se inspira na realização de um teatro lúdico, reflexo ainda de memórias e vivências desde a infância. “Quando criança, recordo muito bem um circo que chegou na frente da minha casa e passou uns meses. Era fantástico ver aquele palhaço de perna de pau e com um megafone na mão, gritando e divulgando o espetáculo do dia”, lembra Aldrey. 

O ator coloca que fazer arte circense hoje é desafiante por conta da velocidade com a qual a sociedade se modifica. O público recebe muita informação o tempo inteiro, e os artistas precisam acompanhar esse ritmo.  

“Isso não é problema para o circo, que sempre se moldou ao período que está vivendo, sem perder a essência, e sim, ganhando mais desenvoltura para que essa arte permaneça viva. É a nossa tradição”, observa Aldrey Rocha.   

Serviço 
K`Os Coletivo 

Exibição do espetáculo “Circo do K`Os – Os Clássicos da Palhaçaria” neste sábado (14), às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d'Eu, 560, Centro). Acesso gratuito. Contato: (85) 3209.3500

Assuntos Relacionados