Fortaleza recebe cursos técnicos da Funarte em novembro

Programação acontece entre os dias 6 e 9, com oficinas e seminários gratuitos no Theatro José de Alencar

Escrito por Redação ,

 

Interessados pelo estudo de artes, música e teatro têm até a próxima segunda-feira (29) para se inscrever nas oficinas do Curso de Capacitação Técnica da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro . Com cerca de 300 vagas, essas oficinas são gratuitas e visam a valorização do processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes.

A iniciativa chega à Fortaleza com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Theatro José de Alencar. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Funarte e obedecem ordem de chegada.

As atividades acontecerão de maneira simultânea durante os quatro dias, em diversos espaços do TJA. As 11 oficinas da programação têm carga horária de 20h cada e serão ministradas profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Além delas, o Curso inclui dois seminários relativos à história da arte, música e educação.

Confira o conteúdo das oficinas:

Teatro

  • 'Composição coreográfica' : Ministrada pela bailarina, coreógrafa e diretora de teatro Regina Sauer, a oficina trabalha os principais conceitos da dança, aprofundando-os através de exercícios de criação com temasespecíficos.A oficina acontece de 14h às 19h, na sala de dança. Serão ofertadas 20 vagas.
  • 'Corpo na cena': Ministrada pela bailarina, coreógra e diretora de teatro, Sueli Guerra, a oficina tem como objetivo trazer um maior conhecimento das possibilidades e habilidades físicas através de dinâmicas que explorem tempo, espaço, fluxo, peso e volume. A oficina acontece de 14h às 19h, no teatro Morro do Ouro. Serão ofertadas
  • 'Direção Cênica': O diretor, pesquisador e produtor cultural Antônio Gilberto, é quem ministra a oficina que aborda os diversos passos do processo da direção de umespetáculo teatral, com o objetivo de promover uma visão geraldeste trabalho, fundamental para o processo da criação.A oficina acontece de 9h às 14h, no teatro Morro do Ouro. Serão ofertadas 20 vagas.
  • 'Produção e administração teatral': Loly Nunes, roteirista, produtora e diretora de teatro, é quem está à frente da oficina que tem como objetivo oferecer aos participantes noçõesgerais de administração, produção cultural e teatral; planejamentoestratégico da produção, do projeto, do patrocinador e dos editais. A oficina acontece de 14h às 19h, na Sala de Música. Serão ofertadas 20 vagas.
  • 'Aprimoramento vocal do ator': A fonoaudióloga e professora Roberta Bahia, ministra a oficina que tem como objetivo desenvolver e aprimorara expressividade vocal. Despertando nos participantes o interessepor explorar ao máximo suas potencialidades vocais, emdiversas situações que envolvam a comunicação em público. A oficina acontece de 14h às 19h, no Foyer. Serão ofertadas 20 vagas.

Música:

  • 'Gestão Cultural': Nesta oficina, a produtora cultural, Kamila Brito, orientará os participantes a estruturarem seus projetos, gerenciarem suas respectivas carreiras no mercado e a usarem ferramentas de redes sociais para alavancar negócios. Técnicas e teorias de como gerenciar aspectos culturais e territoriais em prol da arte, música, cultura e saberes também fazem parte do cronograma. A oficina acontece de 9h às 14h, na Sala de Música. Serão ofertadas 40 vagas.
  • 'História da música brasileira':A historiadora, pesquisadora e dançarina Maria Eugênia percorre a história da música brasileira passando pelos ritmos e gêneros da nossa diversidade musical na oficina.A oficina acontece de 9h às 14h, no Foyer. Serão ofertadas 50 vagas
Assuntos Relacionados