Filho de Potinari participa de live promovida sobre a obra do artista nesta terça (9)

Realizado pela Universidade de Fortaleza, o projeto 'Lives do conhecimento' abordará o tema “A paixão segundo Portinari”

Escrito por Redação ,
Foto Joao Candido Portinari
Legenda: João Candido Portinari é o único descendente do pintor

Na próxima terça-feira (9), às 16h, o projeto “Lives do Conhecimento”, realizado pela Universidade de Fortaleza, promoverá uma conversa carregada de história, arte e emoção sobre um dos maiores pintores brasileiros - Candido Portinari. Para isso, o encontro terá como convidado João Candido Portinari, filho único do renomado artista. A transmissão, que poderá ser assistida nas redes sociais da Universidade, abordará o tema “A paixão segundo Portinari”. 

Mediado pela professora Adriana Helena, que é gestora do Espaço Cultural Unifor, o momento irá revisitar algumas obras do artista plástico, que possui mais de 5 mil pinturas, desenhos e gravuras em seu nome. Destes itens, 29 telas fazem parte da Coleção Fundação Edson Queiroz, a exemplo de “Menina com Fita” (1939), “Mulher e Crianças” (1940), “Homem com Chapéu” (circa 1945), “Mulher Chorando” (1955) e “Espantalho” (1959).  

Nascido em 1903, no povoado de Brodowski, em São Paulo, Candido Portinari é reconhecido como um dos principais pintores de seu tempo. Demonstrando talento para as artes desde criança, chegou a cursar Belas-Artes no Rio de Janeiro e mudar-se temporariamente para Paris. A partir de 1931, quando volta para o Brasil, foca sua arte no retrato da cultura nacional - das belezas naturais e simplicidade camponesa à pobreza e dor de um povo marcado pela desigualdade social. Nos anos 1950, criou os painéis “Guerra e Paz” (1952-1956) para a sede da Organização das Nações Unidas. Faleceu em fevereiro de 1962, devido à intoxicação por tintas. 

João Candido Portinari é o único descendente do pintor. Matemático, escritor e doutor em Engenharia de Telecomunicações, fundou, em 1979, o Projeto Portinari - iniciativa voltada para o resgate e disponibilização ao público (por meio do levantamento, organização, pesquisa e digitalização) da ampla obra de Portinari, antes dispersa em domínios particulares.  

Lives do Conhecimento 

O projeto “Lives do Conhecimento” realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza, reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Unifor estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral. 

 Serviço 

“Lives do Conhecimento” 

Tema: “A paixão segundo Portinari”
Convidado: João Candido Portinari.
Dia 9 de junho de 2020, terça-feira, às 16h
Transmissão pelas redes sociais da Unifor (@uniforcomunica, Facebook e YouTube) e pela TV Unifor (canal 181 da NET)
Aberto ao público. 

Assuntos Relacionados