Festival Ponto.Ce, artes visuais e exibição de filmes integram a programação cultural desta semana

O público também pode conferir o bate-papo sobre dança promovido pelo Porto Iracema das Artes, que traz a coreógrafa Lia Rodrigues como convidada

Escrito por Redação ,
Esta é uma montagem de fotos de Hélio Rôla, Festival Ponto.Ce e filme Tremor Lê
Foto: Divulgação

Uma nova semana começou com uma série de atividades culturais gratuitas para o público assistir e participar no conforto de casa. Festival de música, exibição de produções audiovisuais e bate-papos sobre artes visuais e dança integram a programação. 

O Festival Ponto.Ce retoma as atividades da 13ª edição do evento nesta semana, após ter a programação suspensa em março por conta da pandemia da Covid-19. Além de shows de bandas cearenses, o público pode participar ainda de Oficinas de Formação gratuitas sobre direção técnica de shows, produção de clipes, dicas sobre distribuição online em selos independentes, marketing na música, composição musical e até construção de pedais de guitarra.

O Porto Iracema das Artes convida especialistas de diversas áreas para participar da programação da escola desta semana. Nesta terça (18), o artista Hélio Rôla fala sobre o silêncio, tema que permeia um período significativo de suas obras. O equipamento cultural também estreia um novo projeto nesta quarta-feira (19), com a coreógrafa Lia Rodrigues, primeira convidada do Anatomia da Dança.

Outro destaque da semana é a exibição de filmes e documentários de forma gratuita. Para dar início A programação audiovisual da semana, o Cineteatro São Luiz apresenta o documentário “No olho do peixe virado pedra” nesta terça-feira (18), no Youtube e site do equipamento. Já na quarta (19), a diversão fica por conta do filme “Tremor Lê”, que será disponibilizado nas redes sociais do Porto Iracema das Artes.

MÚSICA

Live MPB.CE: Especial Raimundo Fagner

Sexta (21), às 20h, no Youtube

A cantora Lidia Maria e o violonista Alex Ramon realizarão mais uma edição da Live MPB.CE nesta sexta-feira (22). Dessa vez, o repertório contempla exclusivamente as músicas de Raimundo Fagner, e a gravação acontece em Orós, cidade natal da família do cantor, que fica na região centro sul do sertão cearense. 

Marina Cavalcante homenageia Fausto Nilo

Sexta-feira (21), às 20h, no YouTube

A intérprete Marina Cavalcante traz um repertório composto por canções de Fausto Nilo no show "Além do Azul", transmitido ao vivo no canal do YouTube da cantora nesta sexta-feira (21). Em formato de live, a apresentação traz releituras das músicas do compositor cearense, com sons intimistas. A transmissão ao vivo conta também com a  acontece com a participação de Raul Porfírio e com mais dois músicos convidados, Filipe Mota e Jefferson Portela. 

Calcinha Preta

Sábado (22), às 19h, no Youtube

A banda Calcinha Preta apresenta um show virtual no próximo sábado (22), no YouTube. A live será apresentada pelo influenciador digital Lucas Guimarães.

Fresno

Sábado (22), às 20h, no Youtube

A banda Fresno realiza a live #Quarentemo2.0 no próximo sábado (22). Na primeira edição do show on-line, a banda arrecadou onze mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o País.

Fernando e Sorocaba

Esta é uma imagem de Fernando e Sorocaba
Foto: Reprodução/Instagram

Domingo (23), às 16h30, no Youtube

A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba realiza uma transmissão ao vivo neste domingo (23) em seu canal do YouTube. 

Diogo Nogueira

Esta é uma imagem de Diogo Nogueira
Foto: Reprodução/Instagram

Domingo (23), às 12h, no Youtube

O cantor Diogo Nogueira realiza a live dos Pais neste domingo (23). A transmissão estava prevista para ocorrer inicialmente em 2 de agosto, mas foi adiada porque o cantor testou positivo para Covid-19 na semana que antecedia o show virtual.

Festival Ponto.Ce

Esta é uma imagem da banda Nova Polaris
Foto: Divulgação

17 a 29 de agosto, a partir das 15h, nas redes sociais do festival 

A 13° edição do Festival Ponto.Ce ocorre de forma virtual com atividades gratuitas ao longo de duas semanas. A programação tem início com o projeto "Trajetórias Ponto.Ce", que diariamente traz a história de personagens que fazem parte do festival. O evento oferece ainda Oficinas de Formação gratuitas sobre direção técnica de shows, produção de clipes, dicas sobre distribuição online em selos independentes, marketing na música, composição musical e até construção de pedais de guitarra. O festival realiza também uma série de painéis, sempre na faixa das 19h, com jornalistas, empresários, produtores, escritores, músicos de todo o país. O "Festival Ponto.Ce" encerra a programação semanal com shows de bandas cearenses, que realizam apresentações diárias. No line up da programação estão Nova Polaris, Projeto Matéria + Chicones, Filanos, Corja, Os Senhores da Casa Azul, Garotos da Capital, Orfãos de Iracema, The Good Garden, Conte! e A.R.S. Mais informações no site.

ESPECIAL

Entre Telas Artes Visuais

Esta é uma imagem de Hélio Rôla
Foto: Flávia Muluc

Terça-feira (18), a partir das 15h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes convida o artista Hélio Rôla para participar da edição do projeto Entre Telas Artes Visuais desta terça-feira (18). Na live, Hélio fala sobre sua produção, sua participação do Grupo Aranha e sobre silêncio, tema que permeia grande parte de suas obras. Atualmente, o artista utiliza a plataforma do Facebook como mural de suas obras, na qual exibe suas fotografias fotomontagens com reflexões sobre temas diversos.

Anatomia da Dança

Quinta-feira (20), a partir das 15h, no Youtube e Facebook do Porto Iracema

Buscando promover encontros e debates sobre a expressão artística do corpo a partir de coreografias, o Porto Iracema das Artes estreia um novo projeto nesta quinta-feira (20), o "Anatomia da Dança". Para participar do primeiro episódio, a escola convida a coreógrafa e diretora Lia Rodrigues, que vai dissecar seu espetáculo “FÚRIA”. 

Entre Telas Fotopoética

Esta é uma imagem do Mestre Julio dos Santos
Foto: Alan Sousa

Quinta-feira (20), às 17h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

O Entre Telas Fotopoéticas desta semana aborda a transição das técnicas do processo criativo do Mestre Júlio dos Santos. Por mais de 40 anos, o artista desenvolveu manualmente técnicas da fotopintura por meio do cavalete e, agora, as pinturas serão feitas com softwares em computador. Com o tema “Formas de transformar o cavalete e a vida”, o Porto Iracema das Artes realiza um bate-papo sobre as novas técnicas e sobre a trajetória do Mestre Júlio dos Santos. 

III Mostra do Brincar

Quinta (20), a domingo (23), a partir das 10h, no YouTube

A terceira edição da Mostra do Brincar ocorre ao longo desta semana com o tema "O brincar e o direito à cidade”. A Mostra será constituída de web debates com profissionais das áreas da pedagogia, artes, direito, educação física, geografia, administração, arquitetura, urbanismo e ativistas comunitários. Além das palestras, o evento conta com apresentações artísticas, uma oficina de brinquedos no sábado (22), às 10h, e uma rodada de histórias no domingo (23), às 16h.

Ser escritora em tempos de Loucura

Quinta-feira (20), às 17h, no YouTube

A Vila das Artes convida a jornalista e Mestre em Literatura Comparada, Lilian Martins, para debater o tema "Ser escritora em tempos de Loucura" com a psicóloga Lisiane Forte. O bate-papo será transmitido ao vivo no YouTube da Escola.

Cuca Batuca

Terça (18) e quinta-feira (20), às 16h, no YouTube

A Rede Cuca oferece oficinas de instrumentos nesta semana, facilitadas pelo multiartista Zé George. Nesta terça (18), o público pode aprender a fazer um ganzá com material reciclado. Já na quinta (20), a oficina ensina como tocar o instrumento reciclado. 

Mostra Ceará Folclore

Esta é uma imagem Festival Folclore Ceará
Foto: Divulgação

Sábado (22) e domingo (23), a partir das 16h30, no YouTube do Festival de Folclore do Ceará

O Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto, ganha uma programação especial da Mostra Ceará Folclore neste fim de semana. As atividades têm início com bate-papos sobre cultura e folclore. No sábado (22), o evento discute o tema ‘’17 anos da Lei dos Mestres da Cultura do Ceará: memórias e sentidos do Patrimônio Cultural do Ceará’’, enquanto no domingo (23), a discussão aborda o tema "Um dedo de prosa". A Mostra Ceará Folclore também realiza apresentações culturais, exibição de documentários, lançamento de livro e exposição. 

AUDIOVISUAL

No olho do peixe virado pedra

Terça-feira (18), às 20h, no site do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São exibe nesta terça-feira (18), o documentário "No olho o do peixe virado pedra", realizado a partir do conteúdo poético e do pensamento humano-estético presente no livro “O cinema dos fósseis”, do dramaturgo Alan Mendonça. A produção visa provocar encontros e diálogos profundos em meio à superficialidade dos dias e ao isolamento.

Cinema Dragão

17 a 23 de agosto, na plataforma do Cinema Virtual e Imprensa Cine Drive-in (Estacionamento do Imprensa Food Square. Rua Barbosa de Freitas, 2222, Dionísio Torres). Ingressos no Cinema Virtual e sympla

A plataforma do Cinema Virtual e o Imprensa Cine Drive-in recebem filmes com a curadoria do Cinema Dragão. Ao longo da semana, o público pode conferir sessões de cinema sem sair casa, com os filmes "Professor" e "O Pássaro Pintado". Já para aqueles que desejam assistir um filme no formato drive-in, o Imprensa Cine Drive-in exibe "Cidade dos Sonhos", na terça, às 21h40, "8 1/2" na quinta (20), às 21h30 e "Bacurau" no sábado (22), às 21h30. 

Tremor Lê

Esta é uma imagem do filme Tremor Lê
Foto: Divulgação

Quarta-feira (19), às 17h, no Youtube e Facebook do Porto Iracema

Para dar continuidade às ações do aniversário do Porto Iracema, o equipamento exibe sessão especial sobre o filme “Tremor Iê”, realizado pelo Molhadas Coletivo. O longa é uma obra de ficção que ambienta acontecimentos políticos e o protagonismo das mulheres.  A obra será debatida com Lívia de Paiva e Elena Meirelles, diretoras, e com a produtora-executiva, Ticiana Augusto Lima.

Anatomia do filme

Esta é uma imagem de Esmir Filho
Foto: Divulgação

Sexta-feira (21), a partir das 17h, no Youtube do Porto Iracema das Artes

A série "Boca a Boca", nova produção da Netflix, será analisada na edição especial do Anatomia do Filme desta sexta-feira (21). O projeto convida o cineasta Esmir Filho, diretor da série, para dissecar seu novo trabalho.

EXPOSIÇÃO

Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos

No site do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz antecipou as comemorações do Dia da Cultura Popular, celebrado em 22 de agosto, e preparou uma programação especial na faixa das exposições, que tem início com a mostra “Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos”, do fotógrafo paraibano Thiago Nozi. Ao longo dos últimos anos, o fotógrafo vem desenvolvendo parte de seu trabalho com Mestres da Cultura, registrando manifestações artísticas e culturais tradicionais na Paraíba e Ceará.

 

Assuntos Relacionados