Festival de fotografia e espetáculo teatral on-line são destaque na agenda cultural desta semana

O público pode conferir ainda um bate-papo virtual sobre folclore brasileiro, oferecido pelo Porto Iracema das Artes

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem do espetáculo
Legenda: Cena do espetáculo "Todos seremos mãe"
Foto: Reprodução/Instagram

Os segmentos da arte, cultura e entretenimento encontraram no ambiente virtual uma maneira de continuar levando atividades para o público de maneira segura. Nesta semana, a programação segue em formato on-line, com exibição de shows, espetáculos e até um bate-papos sobre o folclore brasileiro, que podem ser conferidos gratuitamente.

Na essência de um povo arte, cultura e narrativas se unem para reafirmar sua identidade. Por isso, para celebrar o mês do Folclore Brasileiro, cujo dia é 22 de agosto, o Porto Iracema das Artes convida a professora em Danças Populares do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Lourdes Macena, para debater sobre a temática.

A terceira edição do QXAS, Festival de Fotografia do Sertão Central estreia nesta semana com programação em formato virtual. As atividades contemplam palestras e leituras de portfólios.

Para completar a programação, o público pode conferir o espetáculo “Todos seremos mãe”, que aborda a dor da família com o desaparecimento de um filho/sobrinho durante a Ditadura Militar. 

MÚSICA

Banda Líbanos e Forrozão Tropykalia

Sábado (15), às 19h, no Youtube

A emoção será em dose dupla na Live Recordar. Juntos, a Banda Líbanos e o Forrozão Tropykalia preparam um repertório romântico e cheio de canções que embalaram momentos importantes para os fãs. 

Entre Telas Música

Terça-feira (11), às 16h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

O projeto "Entre Telas Música", do Porto Iracema das Artes, convida a cantora e guitarrista Andrea Agda para debater o tema "Revisitando a Jangada Electra". Na conversa, a artista revisita sua experiência no projeto de mesmo nome e aborda sua trajetória musical. 

Projeto Pôr do Sol Fortaleza

Domingo (16), às 17h, no Youtube

O pianista Felipe Adjafre toca Tom Jobim na edição do Projeto Pôr do Sol deste domingo (16). A programação, que começa a partir das 17h, foi pensada para atender os pedidos constantes dos seguidores do projeto.

AUDIOVISUAL

Drive-in Imprensa Food Square

Terça-feira (11), a partir das 19h, no Imprensa Food Square (Av. Des. Moreira, 2355, Dionísio Torres)

Com curadoria do Cineteatro São Luiz e Cinema Dragão, o Drive-in Imprensa Food Square exibe nesta terça-feira (11) os filmes “John Wick - Um novo dia para matar”, às 19h, e “Anna Karenina - A história de Vronsky”, às 21h.

Cinema Virtual

Até 12 de agosto, na plataforma Cinema Virtual do Cineteatro São Luiz

Filmes inéditos, selecionados pela curadoria do cinema do Cineteatro São Luiz, podem ser acessados por meio da plataforma Cinema Virtual. Dentre os títulos disponíveis estão “Starfish”, “O Prisioneiro”, “A Escolha”, “O Guardião dos Mundos”, “O Garoto do Leito 6”, “Professor”, “Scooby! O Filme” e “O Pássaro Pintado”. Os ingressos para as sessões variam de R$24,90 a R$49,90, permite acesso simultâneo em até três dispositivos diferentes e pode ser assistido no período de 72 horas. 

TEATRO

Todos seremos mãe

Sexta-feira (14), a partir das 15h, no site do Porto Iracema das Artes

O Porto Iracema das Artes exibe o espetáculo "Todos seremos mãe", construído a partir da obra "Os Cactos" de Emanuel Nogueira. A peça concentra o enredo na espera constante e diária do filho/sobrinho Pedro,  desaparecido nos porões da Ditadura Militar Brasileira. A dor, a espera, a esperança, o desassossego das famílias que perderam seus entes nas ações violentas do Estado são mostrados em um mosaico em que ficção e realidade se confundem.

EXPOSIÇÃO

Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos

Esta é uma imagem da exposição
Foto: Thiago Nozi

Sexta-feira (14), às 18h, no site do Cineteatro São Luiz

As comemorações do "Dia da Cultura Popular", celebrado em 22 de agosto, foram antecipadas pelo Cineteatro São Luiz. O equipamento estreia a programação nesta sexta-feira (14), às 18h, com a exibição da exposição  “Mestres & Contos - Cultura Popular como Linguagem Transversal entre os povos”, do fotógrafo paraibano Thiago Nozi. A mostra traz registros de diversas manifestações artísticas e culturais tradicionais entre o Ceará e a Paraíba. No projeto, desenvolvido em conjunto aos Mestres da Cultura desses Estados, Nozi retratar as emoções e expressões, a força da ancestralidade e o poder da sabedoria.

ESPECIAL

QXAS, Festival de Fotografia do Sertão Central

Esta é uma imagem do festival QXAS
Foto: Beto Skeff/Divulgação

Terça-feira (11) a sexta-feira (14), no Facebook, Youtube e Instagram da Casa de Saberes Cego Aderaldo

A terceira edição do QXAS, Festival de Fotografia do Sertão Central, ocorre nesta semana, com o tema "Sertão em Mim". A programação aberta ao público reúne palestras e leituras de portfólios. A primeira convidada do evento é a curadora de arte Solange Farkas, que aborda, nesta terça-feira (11), a  reconstrução do eixo Sul geopolítico do mundo e como romper o território definido pela cultura ocidental como princípio original da história da arte. Na quarta (12), a palestrante convidada é Paula Sampaio, que apresenta seus principais projetos e ensaios que realizou em rotas amazônicas, compartilhando com processos de trabalho e as experiências com todos esses encontros. O tema "Processos criativos" é abordado por Rosana Paulino na quinta (14), que traz contundentes trabalhos enfocando questões sociais, como as de raça, de gênero e, mais especificamente, das mulheres negras na sociedade brasileira. Para encerrar a programação, o evento aborda o  "Severinas Mulheres do Sertão" como tema. O projeto desenvolve exposições rurais, rodas de conversa em assentamentos e comunidades, e oficinas em escolas públicas com mulheres que vivem nos sertões do Ceará. As convidadas são Maria Oliveira e Mayara Albuquerque, fundadoras do coletivo feminista Severinas e mediadoras do Clube de Leitura Mulher e Literatura, em Quixeramobim.

Entre Telas Dança

Esta é uma imagem de Lourdes Macena
Foto: Divulgação

Quinta-feira (13), às 15h, no Instagram do Porto Iracema das Artes

O Entre Telas Dança celebra o dia do Folclore Brasileiro, comemorado no dia 22 de agosto, com uma live nesta quinta-feira (13). O projeto convida a professora Lourdes Macena, criadora e coordenadora do projeto Miraíra, que desde 1982 vem promovendo ações artísticas e educativas em prol da difusão e dinamização da cultura popular. 

Webinário Jornada de Pensamento

Quarta-feira (12), às 16h, no Youtube do Porto Dragão

A primeira edição webinário Jornada de Pensamento acontece nesta quarta-feira (12), com o tema 'Viver de Arte'. O evento convida o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba e o professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa - UFRGS, Leandro Valiati, para debater a importância da produção cultural e artística. 

Curso "Por uma História Indígena - Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará”

Segunda (10), quarta (12), sexta (14), às 15h, no Youtube

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no último domingo (9), com o curso gratuito “Por uma História Indígena - Antropologia da Memória & Museus Indígenas". O curso terá a transmissão aberta, mas somente os participantes que se inscreveram, receberão certificado. 

 

Assuntos Relacionados