Festival Curta o Gênero comemora 10ª edição com programação sobre arte, raça e cultura

Evento acontecerá até o dia 28 de agosto com atividades virtuais e presenciais; conta com shows, oficinas e lançamentos de livros

Escrito por Beatriz Rabelo , beatriz.rabelo@svm.com.br
Palco do Festival Curta o Gênero
Legenda: Festival busca contribuir para a construção de outro horizonte civilizatório
Foto: Divulgação/Curta o Gênero

O festival Curta o Gênero comemora a 10º edição ao longo deste mês, contando com atividades como oficinas e minicursos sobre arte, gênero, raça, classe e cultura. A programação iniciou na última segunda-feira (8) e seguirá até o dia 28 de agosto.

Neste ano, o evento aborda a temática “Desafios feministas e de outros campos contra hegemônicos frente aos cenários sociopolíticos latino-americanos e globais atuais”, tendo a participação de pesquisadores, artistas e especialistas.

Além das apresentações de trabalhos, o festival também contará com mostras artísticas, lançamentos de livros, shows e flash tattoos.

Veja também

Para a presidente da ONG Fábrica de Imagens, a Christiane Ribeiro Gonçalves, o Curta o Gênero traz uma marca para o atual período social, político e histórico.

"É essa cena e a perspectiva de contribuir para a construção de outro horizonte civilizatório anticapitalista, despatriarcal, descolonial, antirracista e anti-imperialista, através da arte, da ciência e da política, que move nosso X Curta o Gênero”, detalhou.

Legenda: Em 2021, festival contou com uma exposição de fotografias
Foto: Divulgação/Curta o Gênero

Programação virtual

Até o dia 17 de agosto, o evento conta com programação remota, que será transmitida pelo canal do Curta o Gênero no YouTube. Os minicursos, oficinas e mesas abordam questões como imagem corporal, feminismo, democracia e meio ambiente. 

  • Sexta-feira (12/08):  Minicurso, ministrado por Talita Gantus, sobre “A geografia do gênero e da raça: capitalismo e impactos socioambientais", e mesa “Pensamentos, articulações e ações para derrotar os fundamentalismos e o neoliberalismo”.
  • Terça-feira (16/08): Minicurso "Os impactos da perseguição conservadora à ‘ideologia de gênero’ e aos direitos sexuais e reprodutivos para a desestabilização das democracias latinoamericanas”, ministrado por Larissa Pinheiro. 
  • Quarta-feira (17/08):  Oficinas “Escrevivências sobre feminismo comunitário”, com Camila Nobre, e “Arte e dissidências: metáforas do HIV e da AIDS”, com Rhamon Matarazzo.
  • Quinta-feira (18/08): Oficinas “Corpo querido? Um olhar sobre padrões, imagem corporal e mídias no contexto adolescente”, com Simone Faustino, e “Decolonizar a escrita acadêmica: perspectivas feministas”, com Arianne Lovo.

Apoiadores

A 10ª edição do Curta o Gênero é  realizada pela ONG Fábrica de Imagens, contando com o apoio da Enel, da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades, da Rede Cearense Cultura Viva e da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura.

Legenda: Programação presencial também pode ser inclusiva para crianças
Foto: Divulgação/Curta o Gênero

Além disso, tem produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Projeto Cacto, e apoio institucional do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria de Cultura do Ceará por meio da Lei do Mecenato. 

Serviço

Programação: 8 a 28 de agosto. Transmissão remota através do canal do Curta o Gênero no YouTube. Para mais informações é possível acessar o Instagram @curtaogenero ou o site oficial do evento

Assuntos Relacionados