Festa de Iemanjá ganha programação online com documentário e lives sobre a tradição dos festejos

A celebração, a qual é comemorada anualmente no dia 15 de agosto, ganha novo formato para contemplar a política de isolamento social

Esta é uma imagem da Festa de Iemanjá 2018
Legenda: Festa de Iemanjá ganha programação em formato virtual
Foto: Natinho Rodrigues

A celebração a Iemanjá, orixá associada ao movimento das águas e à fertilidade, não será realizada ao pé do mar neste ano. Por conta da política de isolamento social, a festa da rainha das águas, comemorada em Fortaleza no dia 15 de agosto, recebe uma programação virtual esta semana, com curso, lives e exibição de documentário. As atividades acontecem de terça (11) a quinta-feira (13) e contam com a participação de representantes da organização da festa e especialistas em cultura e religiosidade.

Os festejos têm início nesta terça-feira (11), com a live “Encontro de Terreiros: Tradição e Memória” nesta terça-feira (11), às 18h. Na transmissão ao vivo, participam Mãe Zimar, Mestra da Cultura; Mãe Tecla, organizadora da Festa de Iemanjá na Praia do Futuro; e Pai Neto, organizador da Festa de Iemanjá na Praia de Iracema.

Ainda na terça (11), o evento inicia o curso “A História da Umbanda no Ceará”, com Jean dos Anjos. A oficina, que ocorre até quinta-feira (13), está com inscrições abertas até 10 de agosto. 

O público pode conferir também a exibição do documentário “Narradores da Fé” nesta quarta-feira (12).  Após a mostra audiovisual, o evento organiza um debate com o desenhista Breno Taveira, Emmanuel Lopes, membro do Coletivo Ibilè, e o cineasta Rogério Nogueira.

O evento convida Mãe Patrícia Adjoké, dofona de Obaluaye,  Sandra Haydee Petit, professora da Universidade Federal do Ceará, e o antropólogo Ismael Pordeus para participar do encerramento da Festa de Iemanjá, que ocorre na quinta-feira (13). A programação apresenta a live “Festas de Iemanjá e suas Políticas de Salvaguarda”, às 19h, no canal da Secultfor no Youtube.

Serviço

Oficina “A História da Umbanda no Ceará”

Data: 11 a 13 de agosto

Horário: 9h às 12h

Inscrições: Até 10 de agosto

Live “Encontro de Terreiros: Tradição e Memória”

Data: Terça-feira (11)

Horário: Às 18h

Onde: Youtube da Secultfor

Documentário “Narradores da Fé”

Data: Quarta-feira (12)

Horário: Às 18h

Onde: Youtube da Secultfor

Live “Festas de Iemanjá e suas Políticas de Salvaguarda”

Data: Quinta-feira (13)

Horário: Às 19h

Onde: Youtube da Secultfor

 

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?