Exposições de arte, teatro on line e volta do circo são destaques da programação cultural

Lives musicais, espetáculos de teatro e bate-papos virtuais complementam as atrações

Escrito por Redação ,

Muitas atrações seguem no formato virtual, adotando as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Porém, aos poucos, a vida cultural na capital também volta à programação presencial. A Galeria Multiarte, por exemplo, reabre suas portas de segunda a sexta com a exposição “Luciano Figueiredo: Próxima Parada”, obras históricas e atuais do artista cearense. O Museu da Indústria também retornou às suas atividades presenciais.

No virtual, o Porto Iracema das Artes prepara um bate-papo com a bailarina e coreógrafa Denise Stutz. Os espetáculos “Em análise” e “A Casatória C'a Defunta” seguem em cartaz através da plataforma Zoom.

Confira a programação completa:

MÚSICA

Seu Jorge convida Vanessa da Mata

Quinta (17), às 19h30, no Youtube 

Inaugurando o programa “Seu Jorge Convida”, que segue até o fim de setembro, o cantor recebe Vanessa da Mata para formar um dueto super especial. 

Gusttavo Lima e Daniel

Sexta (18), no Youtube

O sertanejo Gusttavo Lima retorna às lives com “Buteco em Casa III”, acompanhado do cantor Daniel. A apresentação contará com novas faixas de ambos os artistas.

Fernando e Sorocaba

Domingo (20), às 16h30, no Youtube 

A dupla sertaneja se apresenta neste domingo diretamente de uma estação ferroviária, ainda em funcionamento, localizada no interior de São Paulo, para a live “Estação FeS”. 

CIRCO

Cirque Amar

circo
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

De terça a sexta-feira às 20h30. Sábados, domingos e feriados às 16h, 18h e 20h30. (Avenida Washington Soares, número 1.000, em frente ao Centro de Eventos do Ceará). 

O Cirque Amar retoma as apresentações com a incorporação de novos elementos ao espetáculo. Acrobatas, palhaços e o popular globo da morte são algumas das atrações realizadas no Cirque Amar. Para retornar de forma segura, o circo está seguindo uma série de protocolos de segurança.

EXPOSIÇÃO

“Luciano Figueiredo: Próxima Parada”

Até dia 30 de outubro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Galeria Multiarte (R. Barbosa de Freitas, 1727 - Aldeota)

Desde março sem funcionar no ambiente presencial por conta da pandemia do novo coronavírus, a Galeria Multiarte retorna suas exibições artísticas com a exposição “Luciano Figueiredo: Próxima Parada”, que reúne obras históricas e atuais do cearense. Com curadoria de Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho, a mostra apresenta uma retrospectiva pelo trabalho marcado pelas texturas e densidades. 

Nos dois núcleos contemporâneos, há a exibição de quatro maquetes, 23 novos relevos em tecido e três novos poemas visuais da série Kinomania, além de um revelador tríptico, três pinturas juntas que formam apenas uma imagem. O núcleo Livro das Sombras 2 apresenta a colaboração entre artista, cineastas e poeta, com uma série de poemas visuais a partir de colagens feitas com recortes de fotografias impressas nos jornais. Já no núcleo Histórico, são expostas as capas dos álbuns “Barra 69” de Caetano e Gil, “Cores, Nomes”, de Caetano Veloso, e “Próxima Parada”, de Marina Lima.

A entrada é gratuita mediante agendamento pelo telefone 3261.7724 ou pelo e-mail encontros@galeriamultiarte.com.br 

“Christine”, de Bia Leite

Abertura na quinta-feira (17), às 19h, no Instagram @panoderodarte

A artista visual cearense Bia Leite inaugura esta semana a exposição virtual “Christine”, que reúne oito pinturas inéditas, com curadoria da multiartista pernambucana Paulete LindaCelva. Embora ocorra no ambiente online, a mostra segue uma dinâmica de galeria reproduzindo o espaço expositivo na sua arquitetura, com texto curatorial na parede, e a possibilidade de percorrer as obras em um exercício de aproximação e distanciamento.

As obras recebem técnicas distintas, como mista, acrílica e óleo sobre tela e acrílica e óleo sobre tela e pôster. Com diferentes referências da cultura pop, Bia nomeia suas telas com títulos de músicas do último álbum de Lady Gaga, "Chromatica", além de trazer um romance do escritor Stephen King para dar nome à própria exposição. “Christine”, que trata do ciúme e foi adaptado para o cinema na década de 1980, fez parte do
imaginário de infância da artista.

Parte do Projeto Rotatórias, uma realização do Pano de Roda - Território e Movimento, e  contemplada no Edital de Incentivo às Artes da Secult Ceará, a exposição ficará aberta ao público até dezembro através do site https://bit.ly/32j1Kf1 

Museu da Indústria 

Das 9h às 16h de terça a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. (Rua Dr. João Moreira, 143, Centro). Mais informações: (85) 4009-6300 

Após sua reabertura na semana passada, o Museu da Indústria conta com visitas presenciais e online, sendo esta mediante agendamento por ligação, na qual deve ser informada a escolha da exposição desejada. Nessa modalidade, a visita terá formato de aula remota ao vivo e terá 40 minutos de duração. O museu foi inaugurado em 2015 com o objetivo de valorizar e preservar a história de cinco séculos de desenvolvimento da indústria cearense.  

40 anos do Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS)

Terça (15) e sexta (18), às 11h, no Youtube 

Em comemoração aos 40 anos de atividade, o Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS) traz uma série de conversas on-line que irão discutir temas voltados ao som, imagem e a produção de projetos artísticos. Nesta terça (15), a conversa será sobre “Arquivo Público e Memória Coletiva” e terá a participação de Daniel Sosa e do Fotógrafo cearense, Tiago Santana, mediados pela Rosely Nakagawa. Já na sexta (18), Millard Schisler irá conversar sobre “Acervo Digital - Armazenamento e Preservação Digital” com a pesquisadora Patrícia de Filippi.

DANÇA

Anatomia da Dança, com Denise Stutz

Quinta-feira (17), às 15h, no Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

No próximo encontro do “Anatomia da Dança”, a bailarina e coreógrafa Denise Stutz disseca seu trabalho “3 solos em 1 tempo”, com mediação da professora e pesquisadora Emyle Daltro. A coreografia surgiu da reunião dos solos Decor (2003), Absolutamente Só (2005) e Estudo para Impressões (2007). Com estreia em 2008 e passagem por diversas capitais do Brasil e por outros países, "3 solos em 1 tempo" utiliza da improvisação e da memória para compor os procedimentos da dança, além de demais elementos estruturantes.

TEATRO

Espetáculo virtual “Em análise”

Quarta-feira (16), às 21h, no Zoom. Acesso aberto ao público

Representando parte da população brasileira que passou e passa por dificuldades relacionadas ao recebimento do auxílio emergencial, benefício decorrente da pandemia do novo coronavírus, o espetáculo traz como cenário uma repartição pública, na qual Joy, Miguel, Tarcísio e Telma trabalham na Central de Atendimento do Auxílio Emergencial. Na história, os quatro atores recebem ligações de vários brasileiros com a mesma reclamação: o benefício continua em análise. 

O trabalho está disponível durante as quartas-feiras de setembro (dias 9,16, 23 e 30), por meio de uma transmissão ao vivo. A entrada é gratuita e o valor do ingresso fica a cargo do espectador. Dados bancários são disponibilizados no início da apresentação para depósito ou transferência.

A Casatória C'a Defunta

Quarta-feira 16), às 20h, com transmissão pelo Zoom. Para obter o ingresso gratuito, acesse o site. Mais informações no Instagram

A Temporada Encena desta quarta-feira tem apresentação do espetáculo “A Casatória C'a Defunta”, da Cia Pão Doce, que traz a história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. A apresentação é gratuita e o ingresso pode ser retirado através do site do Sympla.

Cardinal

Domingo (20), às 19h, no YouTube do Companhia Banquete Cultural. Ingresso solidário no link

O público pode conferir a reestreia, em sessão única, da peça "Cardinal", vencedora da categoria drama no Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. O espetáculo é um convite para adentrar no universo feminino em pleno sertão cearense. O texto, escrito pela atriz/performer/dramaturga Bárbara L. Matias, tenta entender como pensar a relação entre o índice de feminicídio no Estado do Ceará, e sua existência quanto mulher cidadã.

CINEMA

Cena São Luiz

Domingo (20), às 18h, no Youtube e no site do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz estreia uma grande novidade em sua programação virtual: uma revista em formato de Web TV que recebe o nome “Cena São Luiz”. O espaço virtual de encontros e conhecimento se propõe a trabalhar as diversas linguagens artísticas que compuseram a programação do equipamento cultural nos últimos cinco anos. O cenário é o palco do Cineteatro e quem apresenta o programa, que terá duas edições por mês a partir de outubro, é a atriz, jornalista e apresentadora Christiane de Lavor.

A estreia tem a temática “vida em arte” e traz música, teatro, poesia e entrevistas exclusivas. A poesia de Wagner Gonçalves integra o bloco “Cultura da Praça”. Já a entrevista inédita com Pedro Rogério e Rodger Rogério integram o bloco “Dentro do Som”, assim como a entrevista com a diretora teatral Graça Freitas no bloco “Curta São Luiz”. O programa também conta com a música de Pedro e Rodger no show “Cores do Coração”, além do espetáculo “O Boi Estrela” do Grupo Formosura.

 

Assuntos Relacionados