Estudantes cearenses de cinema organizam 'vaquinha' online para realizar filmes

Jovens iniciam carreira cinematográfica e recorrem a campanhas de financiamento coletivo. Valor arrecadado vai viabilizar três projetos de curtas-metragens

Escrito por Redação ,
Filme Entre o Passado crédito Esther Arruda
Legenda: Cena de "Entre o Passado", de Larissa Estevam: As consequências e traumas que uma maternidade prematura
Foto: Esther Arruda

Uma turma de estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza tem corrido atrás de financiar o que se poderia chamar de "sonhos". "O Homem no Teto", "Entre o Passado" e "Feito Faca" são três projetos de curtas-metragens, pelos quais o grupo agora faz campanha online de financiamento coletivo a fim de torná-los realidade.

Para os universitários, a realização dos trabalhos é o primeiro passo mais consistente na direção de tornar concreta a carreira cinematográfica - uma trajetória que tanto exige recursos materiais como pede coragem e criatividade, diante do cenário cultural que o País atravessa.

"O Homem no Teto", com direção de Vinícius Cabral, aborda a história de uma senhora que sofre de doença degenerativa. Acompanhada pela presença carinhosa do neto, ela passa a ter impressões para além da realidade palpável e segue, próxima à finitude, por um caminho bem distinto da reputação de mulher cuidadora e "responsável" com a família.

Ensaios para
Legenda: Ensaios para "Homem no Teto"
Foto: Guilherme Castro

"Entre o Passado", curta dirigido por Larissa Estevam, aborda o tema da maternidade e o conflito das mulheres em torno da idealização do papel de uma "mãe perfeita", dentre outras questões do feminino.

Já "Feito Faca" tem a direção compartilhada entre Esther Arruda e Isaac Branco; e cria uma ficção misteriosa a partir da história do "Corta-Bundas", folclórico criminoso que assustou Fortaleza na década de 1980.

Perspectivas

Para Isaac Branco, presente na equipe dos três filmes, os projetos trazem temas fortes, da violência banalizada no cotidiano à maternidade conflituosa, mas também formam um elo a partir de diferentes olhares sobre a família "e os laços entre as pessoas".

"'O Homem no Teto'" é uma história inspirada na própria experiência familiar do Vinicius, assim como o 'Feito Faca' carrega como inspiração a mãe da Esther, que até hoje tem medo do maníaco (o Corta-Bundas)", sinaliza Isaac.

O grupo faz parte da produtora, ainda sem registro formal, "Pele Azul". Isaac Branco situa que a iniciativa foi criada para dar vazão a histórias "urgentes de hoje em dia" e provocar desdobramentos a partir dos filmes realizados. "O Homem no Teto", por exemplo, tem outra versão, em formato de longa-metragem, em desenvolvimento pelo Laboratório de Criação em Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes.

"Para além disso, estamos formando vínculos afetivos e profissionais que, com certeza, vão atravessar nossas carreiras pós-universidade", vislumbra o entrevistado.

Referências

As referências da turma para produzir os filmes passam pelo cinema local. Isaac cita, como inspiração, a obra experimental da Alumbramento Filmes (grupo que fez filmes como "Doce Amianto" e "Sábado à Noite"), tocada por cineastas como Ivo Lopes, Pedro Diógenes, Guto Parente e Ticiana Augusto Lima.

Outros realizadores locais, como Mozart Freire e Allan Deberton (diretor do premiado "Pacarrete") são mencionados também como quem "explora brilhantemente o cinema de gênero de uma forma regional", alinha o estudante.

Pedro Ulee,  Esther Arruda e Isaac Branco formam equipe da Pele Azul Produções
Legenda: Pedro Ulee, Esther Arruda e Isaac Branco formam equipe da Pele Azul Produções
Foto: Dáphine Ponte

Ele ainda acrescenta o trabalho de Juliana Rojas como referência para "O Homem do Teto"; Glenda Nicácio e Ary Rosa, para "Entre o Passado"; e Karim Ainouz para "Feito Faca".

"Além desses, temos nossos queridos professores (titulares e convidados) como inspiração: Lis Paim, Márcio Câmara, Bárbara Cariry, Nina Kopko, entre tantos outros, mas com destaque para nossa coordenadora, a professora Bete Jaguaribe! Dois dos nossos três filmes são encabeçados por mulheres", divide Isaac.

Serviço:

Para ajudar a financiar os projetos dos filmes: "O Homem no Teto""Entre o Passado""Feito Faca"