Especialista revela os benefícios da vitamina C na rotina de cuidados com a pele do rosto

Saiba como potencializar o uso do dermocosmético e, ainda, qual a melhor maneira de armazená-lo para manter a conservação com qualidade

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@svm.com.b
Legenda: A vitamina C deve ser aplicada duas vezes ao dia: pela manhã, antes do fotoprotetor, é uma excelente opção para potencializar a ação do protetor solar. À noite, ela garante a nutrição da pele nas áreas tratadas

A Vitamina C é uma substância antioxidante dermoprotetora bastante recomendada por especialistas da estética para uso na rotina de cuidados com a pele. Dentre os efeitos promovidos pelo ativo, a fisioterapeuta dermatofuncional, professora de estética e cosmética Mirtes Alves destaca sua potente ação clareadora, redução de rugas, linhas de expressão e melhora do microrrelevo cutâneo.

O dermocosmético funciona ainda como inibidor do fotodano cutâneo causado pela radiação UV, estimula a renovação do colágeno, a proliferação celular e aumenta a atividade fibroblástica de células senescentes.

"Enfim, das múltiplas funcionalidades da vitamina C, ela também é antipoluição, hidrata, uniformiza o tom da pele e combate o envelhecimento", complementa a dermato.
Além disso, é importante saber dicas para potencializar o uso do dermocosmético e qual a maneira ideal de conservação do produto.

Aplicação 
Assim como a medicina preventiva, o uso correto dos cosméticos e dermocosméticos, a exemplo da vitamina C, pode retardar ou amenizar os impactos causados pelo sol, vento, poluição ou mesmo pelo tempo.

Portanto, aos adeptos do autocuidado, a especialista recomenda o uso do ativo, duas vezes ao dia, a partir dos 20 anos de idade, fase em que começa a ocorrer redução e alteração das fibras de elastina e colágeno.

"A vitamina C deve ser aplicada pela manhã e à noite, no rosto, pescoço e colo, sempre após a higiene e tonificação da pele", afirma Mirtes Alves.

Embora não seja uma receita de bolo, seguir esse ritual ajuda a potencializar o processo de hidratação e nutrição das regiões para, na sequência, receberem o fotoprotetor. A proteção solar, em qualquer caso, deve ser aplicada por último, pois seu objetivo é formar uma barreira impedindo a passagem dos UVA e UVB.

Conforme a dermatofuncional, a formulação do fotoprotetor impede a performance da vitamina C, caso ele seja utilizado primeiro.

Outra dica importante é escolher um dermocosmético de confiança adaptado ao clima de cada região, considerando a sua concentração, pH e associações com a vitamina C, a exemplo de componentes como o ácido ferúlico e o hialurônico.

"Uma boa opção é a vitamina C AA2, que é a forma glicosilada. Ela é a mais eficaz e segura. É essencial escolher um produto com o veículo correto para cada biotipo de pele e que tenha registro na Anvisa", alerta a profissional.

As fórmulas são diversas, uma sugestão para os alérgicos é o concentrado em forma de sérum. Ele é oil-free e sem perfume. A aplicação de 3 a 4 gotas é suficiente para espalhar por todo o rosto, colo e pescoço.

O ideal é espalhar com as mãos, realizando massagens em movimentos circulares e para cima. Leves batidinhas com as pontas dos dedos facilitam a aplicabilidade, estimulam a circulação sanguínea e a absorção do ativo.

Armazenamento 
Na opinião da especialista, a forma mais eficaz de armazenamento para garantir a qualidade do dermocosmético é preservá-lo do contato com a luz e umidade. Manter a embalagem fechada evita risco de oxidação. De acordo com a dermatofuncional, a vitamina C é extremamente reativa ao contato com o ar.

É desnecessário conservar o conteúdo em geladeira, porém é importante ter cuidado com altas temperaturas. Por exemplo, não deixar a necessaire dentro do carro.

Como todo e qualquer produto de cuidados com a pele, é fundamental manter atenção ao fechar a embalagem, principalmente, se estiver dentro do banheiro, considerado um ambiente bastante contaminado.

"Não resolve deixar o vidro bem fechado se não tiver o cuidado de retirar o produto com uma espátula, e caso o conteúdo seja aplicado em conta-gotas,evite encostar o aplicador na pele e em seguida colocá-lo no frasco. O líquido deve ser gotejado sobre a mão, e aplicado na sequência, sempre mantendo a distância para evitar o contato", lembra a profissional.

Assuntos Relacionados