Espaço Cultural Unifor: últimos dias de visitação de 2019

As exposições poderão ser vistas até este final de semana, 14 de 15 de dezembro, e retornam ao funcionamento no dia 2 de janeiro de 2020

Escrito por Redação ,
Legenda: As atividades retornarão em 2020
Foto: FOTO: ARES SOARES

Ainda dá tempo de conferir neste ano as três grandes mostras em exibição no Espaço Cultural Unifor: 20ª Unifor Plástica: Simultaneidades - A Arte com a Palavra, Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição e Yolanda Vidal Queiroz – Momentos.

O local abrirá neste fim de semana, 14 e 15 de dezembro, e retornará as suas atividades no dia 2 de janeiro de 2020. Vale ressaltar que a mostra “Arquitetura e Cidade- Campelo Costa” estará aberta até sábado, 14 de dezembro, na Biblioteca Unifor, de 7h30 às 16h30.

Tarde com arte

Legenda: O Grupo Mirante de Teatro encena personagens e artistas plásticos
Foto: FOTO: ARES SOARES/REPRODUÇÃO

Outra iniciativa que funcionará até este sábado, 14 de dezembro, às 16h, é o Projeto Tarde com Arte. Ele é realizado pelo Grupo Mirante de Teatro, onde os atores encenam personagens e artistas plásticos internacionalmente conhecidos, oferecendo aos ouvintes uma viagem no tempo. As contações acontecem às 16h, e têm uma linguagem única voltada para o público infantil, levando as crianças para um mundo ao mesmo tempo lúdico e mágico.

20ª Unifor Plástica: Simultaneidades - A Arte com a Palavra

Legenda: O trabalho de 25 artistas discute assuntos da atualidade
Foto: FOTO: ARES SOARES

A 20ª Unifor Plástica reúne o trabalho de 25 artistas, com uma mescla de obras inéditas e outras produzidas anteriormente. Os visitantes da exposição terão a oportunidade de visitar uma exibição poética, que discute assuntos da atualidade, como a inserção da mulher na sociedade, a presença indígena, a especulação imobiliária, além de questões eternas do ser humano: a dor, o amor, a perda, o isolamento e a religiosidade.

Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição

Legenda: As obras são de artistas de renome nacional e internacional
Foto: FOTO: DIVULGAÇÃO/UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Dividida em oito módulos, a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição”, compreende seis séculos de arte, com artistas de renome nacional e internacional. Os módulos estão divididos em Terra Brasilis (1500–1637), A Matriz Barroca (séc. XVII-XVIII), Reais mudanças (1808-1821), Uma Academia nos trópicos (1826 -1922), Modernidade (1917-1950), A Força da Abstração (final dos anos 1940 até a atualidade), Tempos difíceis (1960-1970), Chuvas de verão (1980 - 1990) e A Aldeia Global (de 1990 até a atualidade).

Yolanda Vidal Queiroz – Momentos

Legenda: A exposição traz o acervo pessoal de Yolanda Queiroz
Foto: FOTO: ARES SOARES

Sob curadoria de Denise Mattar, a exposição traz parte importante do acervo pessoal de Yolanda Queiroz (1928-2016), matriarca de uma das famílias mais tradicionais e de destaque no ramo dos negócios no Ceará, construída a partir de sua união com o empresário Edson Queiroz (1925-1982).

Entre os recursos cenográficos da exposição, vídeos, fotografias, cartões postais, músicas e roupas conduzem o olhar de quem também vai conhecer a própria história do Ceará e do Brasil a partir da trajetória de vida de dona Yolanda. Amalgamados, passado e presente surgem ainda em imagens plotadas nas paredes ou digitalizadas e projetadas em monitores. Além da recriação de ambientes domésticos, tal e qual se vê na casa da homenageada, o barroco é assumidamente vedete.

Serviço

Projeto Tarde com Arte
Sábado, às 16h, Espaço Cultural Unifor

20ª Unifor Plástica: Simultaneidades - A Arte com a Palavra
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: 11 de outubro de 2019 a 1º de março de 2020

Da Terra Brasilis à Aldeia Global - 2ª Edição
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: A partir de 11 de outubro de 2019

Yolanda Vidal Queiroz - Momentos
Local: Espaço Cultural Unifor
Período de apresentação: 11 de outubro de 2019 a 1º de março de 2020

Horário de funcionamento: 10h às 18h (sábado e domingo)
Aberto ao público

Assuntos Relacionados