Escritora cearense Tércia Montenegro é homenageada com o Selo Machado de Assis

Cerimônia acontece nesta terça-feira (18), no Cineteatro São Luiz; honraria é concedida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Secretaria Municipal de Educação

Legenda: Premiada, Tércia Montenegro é autora de diversidade de obras
Foto: Foto: Renato Parada

Um dos nomes mais importantes da literatura cearense, a escritora Tércia Montenegro será homenageada nesta terça-feira (18), às 13h30, no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, ela receberá o Selo Machado de Assis, honraria concedida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Secretaria Municipal de Educação.

O evento representa uma das culminâncias do processo pedagógico desenvolvido nas escolas municipais da Capital. O objetivo é envolver os estudantes das diferentes modalidades do saber (Educação Infantil, Ensino Fundamental e também ensino de Jovens e Adultos) em atividades que despertem a criatividade e sensibilidade, tornando-os conscientes e críticos. Tudo tendo a leitura como ponto de apoio.

O momento, sediado num dos principais equipamentos culturais da cidade, será bastante especial, contando com a presença de autoridades e diversas apresentações de estudantes, muitos deles participantes da Campanha de Leitura para a vida, com vida - Todos por uma escola leitora, desenvolvida pela Prefeitura.

Quanto ao selo, recebe o nome de Machado de Assis por reconhecer a relevância e alcance de um dos maiores nomes das letras no Brasil. Ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, além de possuir vastíssima obra em conto, romance, peças teatrais, crônicas, além de outros gêneros.

Notoriedade

Tércia Montenegro é fotógrafa, professora universitária e autora de, entre outras obras, "O Vendedor de Judas" (1998), "O tempo em estado sólido" (2012), "Os Espantos" (2012), "Dicionário Amoroso de Fortaleza" (2014) e o mais recente "Em plena luz" (2019). Também escreveu livros de literatura infantil, a exemplo de "O Gosto dos Nomes" (2007), "Vitor Cabeça-de-vento" (2007) e "Cores de gatos e rosas" (2010).

No ano passado, integrou a programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, dividindo mesa com o angolano Eduardo Agualusa e participando de atividades do eixo Bienal fora da Bienal, por exemplo. 

Além disso, assina a coluna Tudo é Narrativa, no jornal literário Rascunho, em que escreve sobre temáticas que lhe atravessam no cotidiano, e é sempre presença confirmada em multiplicidade de eventos literários na cidade, a exemplo do projeto Chá de Afetos, da Aliás Editora,e do Conversas Literárias, ciclo de diálogos capitaneado pelo Pintura das Palavras, iniciativa de Vanessa Passos.

Serviço
Entrega do Selo Machado de Assis à escritora Tércia Montenegro
Nesta terça-feira (18), às 13h30, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro). Entrada franca. Contato: (85) 3252-4138

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?