Encontros virtuais trazem Ailton Krenak, Joca Terron e outros autores para discutir sobre o hoje

Mesclando literatura, artes, ciências, filosofia, entre outros campos do saber, evento intitulado "Diálogos imprevisíveis" acontece a partir desta terça-feira (3)

Escrito por Redação ,
Legenda: Líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak integra o último dia do evento
Foto: Helene Santos

Engajar a sociedade e estabelecer pontes, mesclando literatura e as artes em geral, ciências, filosofia, o pensamento comum e a religião. Essa é a tônica da primeira edição da série de encontros virtuais "Diálogos imprevisíveis".

O evento, mediado pelo escritor e crítico literário José Castello e pelo músico e mediador de leitura Flávio Stein, acontece nesta terça-feira (03), no dia 24 de novembro e em 14 de dezembro, sempre às 19h.

Realizado pelo Instituto Estação das Letras com transmissões ao vivo, pelo Zoom, o projeto quer abrir brechas sobre assuntos gerais e trazer delicadeza na era da brutalidade e dos desencontros, conforme Castello.

A proposta é que, a cada encontro, duas personalidades com pontos de vistas pessoais promovam reflexões que fujam de respostas prontas, clichês ou grandes conclusões. Em suma, deseja-se instigar dúvidas para promover debates com olhos no presente e no futuro, evocando novas atitudes perante uma vastidão de desafios.

Legenda: O ficcionista cuiabano Joca Reiners Terron participará do primeiro encontro do evento
Foto: Renato Parada

Trocas

Nesta terça-feira (3), o ficcionista Joca Reiners Terron e o físico e astrônomo Marcelo Gleiser se reúnem para conversar sobre “Contaminação”.

Ambos devem descortinar estratégias pessoais que adotam na resistência a esse universo de contágios e de uma pandemia que trouxe sintomas ainda mais assustadores no mundo contaminado e devastado de hoje.

Por sua vez, no dia 24 de novembro, o educador José Pacheco e o ficcionista Sidney Rocha dialogam sobre, entre outras questões, como acordar desse grande desmaio coletivo e voltar a si. O tema geral deste encontro será "Solidão".

Finalizando o evento, em 14 de dezembro, os filósofos Viviane Mosé e Ailton Krenak concluem a primeira edição de Diálogos Imprevisíveis com “Velocidade”, com uma partilha a respeito da ousadia de desacelerar.

No posto de mediadores das trocas, José Castello e Flávio Stein desejam que desses choques de pensamentos, emoções e experiências consiga-se esboçar um futuro, que ajude a habitar um presente difícil.

Serviço
I Diálogos imprevisíveis
Nos dias 3 e 24 de novembro e 14 de dezembro por meio da plataforma Zoom. Valor do ingresso: R$ 25. Informações e inscrições por meio do site do Instituto Estação das Letras

Assuntos Relacionados