Em turnê de comemoração, Titãs mostra poder da experimentação no rock

Em entrevista ao Verso, Tony Bellotto falou sobre novo momento do grupo e os trabalhos feitos por eles nos últimos anos

Escrito por Mylena Gadelha , mylena.gadelha@diariodonordeste.com.br
Legenda: Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto se apresentam com turnê do Titãs em Fortaleza
Foto: Foto: Silmara Ciuffa

Mais de vinte anos se passaram desde as vendas do álbum do Titãs Acústico MTV. Na época, em 1997, um número maior de integrantes subia ao palco: sete músicos. Hoje com três dos originais, a banda paulistana faz apresentação em Fortaleza, neste domingo (7), no Teatro Riomar. No entanto, a bagagem atual do grupo mistura muito mais do que a nostalgia e carrega uma verdadeira experimentação no cenário do rock atual.

E algo inovador naquela época, não deixaria de ser em 2019. “Acho que o Acústico MTV não foi só um marco na nossa carreira como também um marco na música. Foi um disco muito especial, no qual nós trabalhamos com orquestra, tivemos convidados especiais e a ideia de fazê-lo novamente agora, não é só celebrar. Tem também o sentido de reafirmar o nosso gosto pela ousadia”, comentou Tony Bellotto em entrevista ao Verso.

Mudanças

Tempos passados e a mudança estrutural do grupo seria algo natural. A formação do Titãs, inclusive, é bem diferente da vista ainda no início. O baixista Branco Mello, o tecladista Sérgio Britto e o guitarrista Tony Bellotto são os que seguem no comando e demonstram disposição para permanecer por anos à frente. Questionados sobre o caráter mutável, eles não hesitam em levantar a questão de se manterem em constante produção.

Tem o sentido de reafirmar o nosso gosto pela ousadia

“A gente tem cada vez mais noção da importância da nossa música, de como ela persiste, da relevância dela. Vemos muita gente que não tinha sequer nascido quando a gente começou”, inicia Tony. “Tem uma coisa que permanece mais forte que qualquer tecnologia, que é a força da música. A nossa relação é de uma banda que tá sempre ao vivo, viajando pelo país e pelo mundo. Isso sempre foi igual para a gente”.

Novas produções

Além das válidas celebrações aos marcos da carreira, o Titãs tem um ritmo agitado em relação a muitos outros grupos. São 36 anos de estrada, 14 discos lançados e sete milhões de álbuns vendidos. Apesar disso, nenhuma desculpa para não apostar em novos formatos. O mais recente deles, 'Doze Flores Amarelas', ópera-rock encenada ao vivo, mistura música, atuação e projeções.

“Ela é, assim como o Cabeça de Dinossauro e o Acústico já foram, um marco para gente e para o rock. Foi a primeira ópera-rock produzida por uma banda brasileira e é muito ousado que a gente tenha lançado 26 músicas inéditas em uma época em que quase ninguém quer apostar nada”, reitera.

Segundo Belotto, a sensação é de orgulho e a tentativa é de proporcionar uma turnê nacional com a ópera. Para ele, a mensagem passada pelo Titãs no momento é a de força da criatividade e, mesmo com a turnê do Acústico MTV passando agora por Fortaleza, os planos futuros são de novas apresentações.

Serviço
Titãs comemora 20 anos do Acústico MTV
Domingo (7), às 20h, no Teatro RioMar Fortaleza (Rua Lauro Nogueira, 1.500, Papicu). Ingressos: R$ 140 a R$ 200). (3066.2000)