Em retorno aos palcos, 18ª Mostra de Teatro Transcendental apresenta espetáculos gratuitos

A edição deste ano do evento acontece entre os dias 19 e 22 de novembro com protocolos de segurança por causa da Covid-19

Escrito por Lívia Carvalho , livia.carvalho@svm.com.br
Legenda: Umas das atrações da edição 2020, grupo Dona Zefinha mescla elementos musicais, teatrais e circenses no espetáculo “Ch@furdo”. Orlângelo Leal (no centro) avalia participação
Foto: Divulgação

Planos frustrados, perdas e desesperança. A pandemia do novo coronavírus inundou os corações das pessoas com vários sentimentos, sejam eles incerteza e insegurança. Pensando nesse momento, a Mostra de Teatro Transcendental realiza edição cujo tema é “Alegria Cura”. Os espetáculos que difundem mensagens de otimismo e conexão espiritual acontecem entre os dias 19 e 22 de novembro, no Teatro RioMar. 

Com peças direcionadas para todos os públicos, a programação é composta por “Antes só que mal assombrado”, da Companhia de Teatro Rama Kriya (SP); “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, do grupo Beth Zalcman (RJ); “Maio”, do grupo Cangaral (MG) e “Fim?”, do grupo Amigos da Luz (RJ). O grupo cearense Dona Zefinha, único representante local, apresenta a peça infantil “Ch@furdo”. 

Relação de irmãos

Esta, inclusive, será a primeira montagem dos artistas de Itapipoca com presença de público desde o início da pandemia. Segundo Orlângelo Leal, integrante e um dos fundadores do Dona Zefinha, o momento é de comemoração. 

“Fizemos algumas apresentações online, mas não é a mesma coisa. Estamos com muita saudade de atuar presencialmente. Fazemos uma média de 70 apresentações ao ano e essa é a primeira”, revela. 

Ao lado dos irmãos e integrantes do Grupo, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, Orlângelo revive as brincadeiras e vivências da infância em “Ch@furdo”, trabalho lançado em 2013. 

O espetáculo mistura elementos circenses, musicais e teatrais. É um convite para toda a família se divertir com essa especial união de linguagens artísticas. “Temos uma preocupação imensa de não fazer esse humor piegas, nosso humor é inclusivo, nos inspiramos bastante em Charles Chaplin”, explica o artista. 

De acordo com Orlângelo, a peça será apresentada de forma renovada durante a 18ª Mostra de Teatro Transcendental. O grupo vai unir um pouco do que já era feito presencialmente há sete anos com as adaptações exigidas nas recentes exibições online. 

A pandemia, apesar de difícil, foi de muito trabalho para o grupo. “No início foi desesperador, pois, pela primeira vez, tivemos que parar, mas não deixamos de produzir. Eu passei a compor, a pensar em novos trabalhos. Foi um momento de muito aprendizado, de evolução”, conta Orlângelo que chegou a lançar quatro singles musicais neste período de isolamento social. 

Ressignificação 

Legenda: Espetáculo “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, do Beth Zalcman ( RJ), fala do último dia de vida da personagem
Foto: Divulgação

O organizador do evento, Sidney Girão, pontua que, neste ano, o evento ganhou ainda mais importância diante do atual contexto. “Ao longo de 18 anos, exibimos uma média de 100 peças e todas elas trazem uma mensagem de esperança, de sensibilização, de valorização do ser humano e esse momento é muito sensível. Os espetáculos selecionados têm esse viés, de tocar na alma, de mostrar que a vida continua”, reflete. 

Realizada anualmente, a Mostra que antes acontecia por volta de agosto passou para novembro. Segundo Sidney, foram diversas as situações enfrentadas. “Ficamos muito apreensivos no começo da pandemia sem saber se iríamos conseguir realizar, nos tirou ‘da casinha’, nos impôs desafios. Apesar disso, seguimos trabalhando nos bastidores”. 

Em 2020, o evento terá restrições por conta da pandemia. Só receberá 35% da capacidade do teatro, ou seja, 350 pessoas para que seja respeitado o distanciamento social. Além disso, é obrigatório o uso de máscara e será disponibilizado álcool gel em todo o espaço. Uma novidade desta edição é que a programação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Mostra. 

“Todos os anos aprendemos um pouco mais e, principalmente, este ano foi de muito aprendizado. São 18 anos que nos trouxe lições maravilhosas sobre a execução do evento, estamos muito satisfeitos. A equipe tá muito mais reunida. É uma corrente. Percebo que as pessoas estão mais unidas nesse tempo de separação”, constata Sidney. 

Depois das apresentações em Fortaleza, a Mostra segue para o interior cearense com a exibição dos espetáculos “Antes só do que mal assombrado” e “Fim?”. O roteiro de apresentações será por Quixeramobim, Quixadá, Pentecoste, Limoeiro do Norte, Icapuí, Itapipoca, Sobral, Horizonte, Viçosa do Ceará, Cascavel e Alto Santo entre os dias 20 e 30 de novembro. 

“É bem legal, porque o interior recebe os grupos de teatro de uma forma muito carinhosa, não temos a mesma condição técnica de estrutura, mas o carinho do público é muito grande. Existe uma empatia muito forte e é um presente pra gente levar pra outras cidades também”, partilha. 

Legenda: Espetáculo “Fim?”, do grupo Amigos da Luz (RJ), aborda as redescobertas de um casal
Foto: Divulgação

Filantropia 

Os espetáculos são gratuitos, mas a organização sugere que os ingressos sejam trocados por doações de alimentos, os quais serão doados a, pelo menos, seis instituições beneficentes. Pelo menor volume de público neste ano, a expectativa é que cada visitante doe mais que os dois quilos solicitados para que a quantidade de arrecadação continue a mesma dos outros anos. 

“Este ano as entidades precisam ainda mais. Fazemos esse pedido para que as pessoas se voluntariem a ajudar ainda mais. Ao longo dos 18 anos, arrecadamos mais de 154 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 88 entidades sociais”, conclui Sidney Girão. 

Serviço
18ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental 
Dias 19, 20 e 22, às 20h, e 21 de novembro, às 16h e às 20h, no Teatro RioMar (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500, Papicu). Entrada: 2kg ou mais de alimento. 

 

Assuntos Relacionados