Em aniversário de 70 anos, Luciano Franco lança EP com músicas inéditas em parceria com Osmar Milito

A produção, que foi gravada em 2019 e 2020, também conta com canções do músico Dalwton Moura

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem de Oscar Milito, Luciano Franco e Dawlton Moura
Legenda: Luciano Franco lança EP em parceria com Oscar Milito e Dawlton Moura
Foto: Divulgação

O maestro cearense Luciano Franco celebra 70 anos nesta sexta-feira (22) e para comemorar a data, lança o EP instrumental "Milito Franco Moura", em parceria com o pianista Osmar Milito e o cearense Dalwton Moura. A produção, que terá seis canções, já está disponível em todas as plataformas digitais, incluindo músicas inéditas. 

Entre as canções, o público pode conferir pela primeira vez "Colibri", de Luciano Franco, e "Reluz", de Dalwton Moura. Além das músicas inéditas, "Um sonho a mais", de Franco, e "Mais que sonhar", de Moura, ganham releituras instrumentais, com  melodias conduzidas pelo saxofonista Jorge Matteus Doudement e pelo músico Barney Oliver, respectivamente.

Completando o EP, o trabalho traz ainda duas canções de Osmar Milito: "Gafieira esperta" e "Forró brabo". As músicas, lançadas originalmente em 2004 no disco "Aos Amigos Tudo", foram gravadas por ele ao piano, em companhia de Augusto Mattoso (contrabaixo acústico) e Rafael Barata (bateria).

A ideia do projeto surgiu após um show de Oscar Milito no Rio de Janeiro, em 2018. Durante uma conversa entre o músico e Dalwton Moura, surgiu um convite para que Milito viesse a Fortaleza a fim participar de um show do projeto "Jazz em Cena", que ocorreu em 2019. 

"Não tínhamos recurso para passagem, hospedagem, mas nós queríamos muito trazer o Osmar pra cá e conseguimos. Buscamos daqui, dali, parcerias, e convidamos. Ele veio super gentilmente porque tinha esse tempo todo, 50 anos que não vinha a Fortaleza e fizemos um show. Se estamos com Osmar Milito aqui, vamos fazer gravações, vamos gravar músicas com ele, aproveitar essa presença", conta Dalwton Moura. 

O  convite resultou na gravação de músicas que hoje fazem parte do EP. O sucesso da parceria sucedeu em um novo show de Oscar Milito na capital cearense em fevereito de 2020. Essa passagem do músico pelo Estado deu origem a gravação de outras novas canções que também integram "Milito Franco Moura".

Celebração

O aniversário de sete décadas já havia sido antecipado em outra ação comemorativa, mas desta vez na Casa da Vovó Dedé, na Barra do Ceará, com um show especial, que teve apoio da Lei Aldir Blanc/Edital Secultfor. O material da apresentação dará origem a um especial, que vai unir um DVD instrumental, com músicas de Luciano Franco, a um cantado, o qual possui colaboração de vários artistas, como Edinho Vilas Boas, Erasmo Nascimento, Dalwton Moura e Luis Lima Verde.

A produção conta com dez músicas instrumentais inéditas do maestro Luciano Franco e tem previsão de ser lançada em março deste ano. A gravação do material já está disponível no YouTube. 

Os cearenses Franco e Moura já haviam trabalhado juntos no disco "Sonho ou Canção" (2019). A dupla também foi premiada três vezes pelo trabalho em parceria, com as músicas "Noite e dia", "Presságio" e "Baião sem fim".

"É uma alegria imensa, é um privilégio, uma honra ter contribuído para aproximar esses grandes músicos, o Osmar Milito e o Luciano Franco, para destacar a obra do maestro nesses 70 anos dele e para aproximar o Osmar da nossa cena cearense e dos jovens músicos de Jazz de Fortaleza", finaliza. 

Serviço

Lançamento do EP  "Milito Franco Moura"

Sexta-feira (22), no Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, YouTube e Soundcloud. 

 

Assuntos Relacionados