Edital seleciona projetos culturais de ciganos, indígenas e outras comunidades tradicionais

Após resultado da convocatória, atividades formativas serão realizadas por profissionais de diversas áreas do conhecimento sobre as fases da realização de uma proposta artística

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem do projeto
Legenda: Projeto "Territórios de Criação" lança chamada pública para projetos de comunidades tradicionais
Foto: Divulgação

O projeto “Territórios de Criação”, iniciativa do Instituto Cigano do Brasil (ICB), lançou uma chamada pública para selecionar propostas culturais desenvolvidas por artistas ou coletivos em comunidades tradicionais. A ação objetiva oferecer tutorias formativas individualizadas, de modo a proporcionar o desenvolvimento desses projetos dentro das comunidades. As inscrições seguem até 15 de fevereiro pelo site

Com a iniciativa, 16 projetos culturais de diferentes linguagens, desenvolvidos por artistas que pertençam ou executem projetos no âmbito das comunidades tradicionais, como Povos Indígenas, Integrantes de Circos de Lona, Quilombolas, Ciganos, Povos do Mar, Comunidade Tradicional de Matriz Africana, Povos de Terreiros, Comunidades Tradicionais de Extrativistas e/ou Ribeirinhos, dentro outros, serão selecionados.

Ao longo de dois meses, profissionais de áreas de atuação distintas irão trocar vivências formativas com os idealizadores desses projetos, considerando os saberes individuais de cada participante para a construção de novas formas de existência e fazeres artísticos e culturais. 

Além da execução dos projetos desenvolvidos com os povos tradicionais, a ação permite ainda a formação de indivíduos multiplicadores dentro das comunidades, explica Thyago Ribeiro, gestor da Casa das POC, instituição parceira do projeto “Territórios de Criação”.

Segundo ele, as atividades formativas abrem a possibilidade para que os artistas e produtores selecionados compartilhem as vivências adquiridas durante as oficinas com a própria comunidade. 

“Essa comunidade possa sozinha, com os de dentro, realizar os próprios projetos. Isso vai dar uma força maior porque o produtor que está fazendo é um produtor de dentro da comunidade. É uma pessoa que entende não só da parte cultural, da parte artística daquela comunidade, mas também vive ali dentro”, diz.

A chamada pública do projeto “Territórios de criação” permite ainda, de acordo com o produtor cultural, não apenas mediar o processo seletivo, mas também para entender quais projetos artísticos e culturais que estas comunidades consideram importantes de realizarem neste momento.

“(Precisamos) pensar também nas ações culturais que o ICB tem realizado e como elas se alinham ou podem se alinhar com as ações que estas comunidades já desenvolvem ou querem desenvolver. É aqui que nós podemos mediar estas possibilidades de encontro e união”, completa.

O Projeto Territórios de Criação é uma realização do Instituto Cigano do Brasil, em parceria com Bruta Flor - Arte e Invenção, Casa das POC – Produções Criativas; Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará (FOCOPTRACE), Mercúrio - Gestão, Produção e Ações Colaborativas e POC Criação, Produção e Comunicação, com apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-Ce).

Serviço

Chamada pública  “Territórios de Criação”

Inscrições abertas até 15 de fevereiro pelo site

 

Assuntos Relacionados