Documentários cearenses são destaque no Cine Ceará nesta terça (30)

Com três filmes na disputa por premiação, Mostra Competitiva Olhar do Ceará contempla recentes produções do audiovisual local

Escrito por Antonio Laudenir , laudenir.oliveira@svm.com.br
Documentário
Legenda: Documentário "Transversais", de Émerson Maranhão

A partir desta terça-feira (30), o 31º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema inicia a "Mostra Competitiva Olhar do Ceará”. Três longas-metragens voltados ao gênero documentário disputam a premiação deste ano.    

Veja também

Às 14h, a tradicional sala do Cineteatro São Luiz recebe a produção “Transversais”, de Émerson Maranhão. Na quarta-feira (1) será exibido “De uma distância esquizoide”, dirigido por Gabriel Silveira. Encerrando o ciclo, a quinta-feira (2) será da obra “Minas urbanas”, assinada por Natália Gondim

Foram 88 filmes inscritos para a Mostra Olhar do Ceará, que teve a curadoria de Desirée Langel Rondón. “Transversais” marca a estreia do cineasta Émerson Maranhão em longas-metragens. “Aqueles Dois” (2018), seu primeiro curta, foi selecionado para mais de 60 festivais e mostras no Brasil e exterior, conquistando um total de 20 prêmios. 

Histórias reveladas 

Em cena, as comoventes histórias de cinco personagens com origens, formações e classes sociais totalmente diferentes. Em comum a estas pessoas, o fato de terem suas vidas atravessadas pela transexualidade. 

Prometendo uma experiência audiovisual extrema, “De uma distância esquizoide” confronta dois contextos sociais totalmente distintos. O filme de Gabriel Silveira aborda os aspectos urbanos do mundo desenvolvido e as desigualdades do mundo em desenvolvimento. 

Cena  da produção “De uma distância esquizoide
Legenda: Cena da produção “De uma distância esquizoide". Filmografia de Gabriel Silveira inclui "Fortaleza-Caucaia" (2008), "Alguns Páreos em Palermo" (2014) e "Além da Jornada" (2019)

Em “Minas urbanas”, as lentes da diretora Natália Gondim registram jovens artistas e suas diversas experiências como mulheres. Lutando contra as injustiças criadas pela desigualdade social, de gênero e raciais, as vivências dessas entrevistadas fazem parte do nosso cotidiano.  

Curtas locais 

A “Mostra Olhar do Ceará” também destina espaço a trabalhos de curta-metragem. A partir das 14h, o Cinema do Dragão exibe três obras filmadas em diferentes municípios do Estado. Realizado no Crato, “Fôlego vivo” é documentário realizado pela Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas – Umari.  

De Meruoca, temos “Arte na palha”. A obra de Augusto Cesar dos Santos aborda chapeleiras do interior cearense que produzem artesanatos com a palha da carnaúba e perpassam suas habilidades às novas gerações. 

“Arte na palha”, de Augusto Cesar dos Santos
Legenda: “Arte na palha”, de Augusto Cesar dos Santos

Já “Saudade dos Leões” conta com a direção de João Paulo Magalhães. Em meio ao cenário pandêmico, o curta investiga de que forma a cultura festiva de Fortaleza enfrenta obstáculos para se manter ativa.  

Nacionais na tela 

Às 19h30, a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem abre a noite do Cineteatro São Luiz. Serão apresentados "O Resto" (MG), de Pedro Gonçalves Ribeiro; e "Sideral" (RN), de Carlos Segundo. 

Em seguida é vez do longa “5 Casas” participar da “Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem". Bruno Gularte Barreto retrata uma cidadezinha no extremo sul do Brasil na qual existem cinco casas e cinco histórias que se confundem em uma mesma. 

SERVIÇO
31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema
Quando: 27 de novembro a 03 de dezembro.
Onde:  Exibição em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão. No formato virtual, através do Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, TV Ceará e canal do Cine Ceará no YouTube.
Entrada: Gratuita