Diretor de "Esqueceram de Mim" critica refilmagem da Disney: 'Uma perda de tempo'

Chris Columbus questionou a realização do projeto. "Faça algo seu. Mesmo se você falhar miseravelmente, pelo menos você surgiu com algo original”, comentou o cineasta de 62 anos

Escrito por Redação ,
Diretor do longa original disse que Disney não o consultou sobre nova versão do longa
Legenda: Diretor do longa original disse que Disney não o consultou sobre nova versão do longa
Foto: 20th Century Studios/Divulgação

O diretor Chris Columbus ("Harry Potter e a Pedra Filosofal") está com novo filme na praça. "Crônicas de Natal: Parte Dois" (2020) estreia no dia 18 de novembro pela Netflix. Kurt Russel retorna ao papel do bom velhinho junto com a Sra. Noel (Goldie Hawn). Ao lado dos irmãos Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis), eles tentam recuperar a Estrela do Natal das mãos de um garoto mimado. 

No entanto, o que mais chamou atenção no últimos dias foi outro filme de Natal assinado pelo cineasta. Falamos de "Esqueceram de Mim", sucesso que completou 30 anos de existência em 2020. Durante entrevista para divulgação de "Crônicas de Natal: Parte Dois", Columbus foi questionado sobre a refilmagem anunciada pela Disney.

A releitura será dirigida por Dan Mazer ("Tirando o Atraso") e o roteiro reúne Mikey Day e Streeter Seidell, dupla conhecida pelo trabalho com o Saturday Night Live. O projeto segue adiantado e já conta com o substituto para o papel imortalizado por Macaulay Culkin. A missão será do pequeno Archie Yates, que se destacou nas telonas com "Jojo Rabbit" (2019).

Ao Insider, Columbus classificou a refilmagem como "uma perda de tempo" e explicou que não foi procurado por ninguém da Disney. "Qual é o ponto? Eu acredito firmemente que você não refaz filmes que tiveram a longevidade de Esqueceram de Mim'", dividiu.  

Febre mundial

Comédia natalina, "Esqueceram de Mim" foi um dos maiores sucessos dos anos 1990. O filme teve problemas de produção e quase chegou a ser cancelado. Essa história é contada em um dos capítulos da série "Filmes que Marcam Época" (Netflix). 

Sem muita publicidade, a trama de um menino que precisa defender a casa de invasores tornou-se uma febre naquela temporada de fim de ano. O rosto de Macaulay Culkin ficou conhecido mundialmente. Para se ter uma ideia do estouro, o orçamento foi de US$ 18 milhões. O retorno financeiro ficou na casa dos US$ 476 milhões.

Dois anos depois, o próprio Columbus filmaria a continuação "Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York". O cineasta não se envolveu com as sequências "Esqueceram de Mim 3" (1998), "Esqueceram de Mim 4" (2002) e "Esqueceram de Mim 5" (2012). 

"Já foi feito. Faça algo seu. Mesmo se você falhar miseravelmente, pelo menos você surgiu com algo original”, defendeu Chris Columbus.