DFB LiveModa, exposição e lives musicais: confira a programação cultural

O público pode assistir ainda o evento virtual realizado pela Fundaj para celebrar o Dia do Escritor. A programação, que homenageia Patativa do Assaré, apresenta oficina de cordel e bate-papos sobre a trajetória do poeta cearense

Escrito por Redação ,
Esta é uma montagem de fotos do DFB Live Música, Leo Santana e Colosso Open Vibes
Foto: Igor Cavalcane/Divulgação/Reprodução Instagram

A programação cultural desta semana segue com eventos virtuais para adultos e crianças. O público pode conferir desde desfiles de moda e exposições à evento sobre literatura popular, dentro de casa.

O DFB DigiFest chega sua última semana de programação, após envolver o público com música, oficinas, gastronomia e palestras sobre moda durante todo o mês de julho. Até sexta-feira (31), O evento promove o DFB LiveModa, com 16 desfiles de estilistas consagrados, de forma 100% online.

O Cineteatro São Luiz apresenta a exposição "Perecível", de Felipe Camilo, na próxima sexta-feira (31). A mostra partilha vivências e encontros de um corpo em processo de envelhecimento por meio da sedimentação de fotografias, folhas, palavras e outros detritos.

Na música, se destacam a live de Léo Santana e o show conjunto de Leonardo e da banda Raça Negra. O festival de rock "ForCaos" une sua programação a do Centro Cultural Bom Jardim, promovendo oficinas e um show, tudo 100% virtual.

Na literatura, a programação da semana fica com a homenagem realizada pela Fundação Joaquim Nabuco Fundaj) à Patativa do Assaré. O evento promove palestras sobre a trajetória do poeta nesta quarta-feira (29), além de ofertar também uma oficina de cordel para crianças.

MODA

DFB LiveModa

Esta é uma imagem do DFB DigiFest
Foto: Igor Cavalcante

28 a 31 de julho, a partir das 19h, no Youtube

O DFB DigiFest chega a última semana de programação com uma série de desfiles virtuais com consagrados nomes da moda autoral. De 28 a 31 de julho, o evento apresenta o DFB LiveModa, que exibe 16 desfiles de forma 100% online, com conteúdo transmitido no Youtube.  No line up, grandes estilistas que já estavam confirmados na edição física, também estarão presentes no evento virtual, como Bruno Olly; Ivanildo Nunes; Lindebergue; Coletivo (Bruno Queiroz  + Gisela Franck + Bikiny Society); Vitor Cunha; Almerinda Maria; Rendá por Camila Arraes; Ronaldo Silvestre; Kalil Nepomuceno; Baba, Marina Bitu e Theresa Montenegro, sendo as duas últimas estreantes no evento. Para reproduzir ao máximo a experiência de desfiles presenciais, o DFB vai fornecer às marcas e aos criadores convites virtuais, que serão distribuídos como nas edições anteriores.

MÚSICA

Raça Negra e Leonardo

Sexta-feira (31), às 20h30, no Youtube

O cantor Leonardo realiza uma live conjunta com a banda Raça Negra na próxima sexta-feira (31) no Youtube.

Péricles

Esta é uma imagem de Pericles
Foto: Reprodução/Instagram

Sábado (1°), às 17h, no Youtube

Com o tema “Som da energia”, Péricles realiza uma transmissão ao vivo neste sábado (1°) em seu canal do Youtube.

Léo Chaves

Sábado (1°), às 17h, no Youtube

O músico Léo Chaves apresenta a live “Léo na Fazenda” no próximo sábado (1°) em seu canal do Youtube.

Skank

Sábado (1°), às 20h, no Youtube

A banda Skank celebra 30 anos de carreira com uma live neste sábado (1°) no Youtube.

Léo Santana

Esta é uma imagem de Leo Santana
Foto: Reprodução/Instagram

Domingo (2), às 13h, no Youtube

O cantor Leo Santana realiza a live “LeoSantanaConvida” no próximo domingo (2). A transmissão ao vivo será apresentada pela digital influencer Lore Improta, namorada do artista. 

Férias no Picadeiro 

Até 1° de agosto, às 9h e às 14h, no IGTV e Youtube do Vila das Artes

A Vila das Artes entra na sua última semana de programação de férias com a exibição das apresentações circenses selecionadas na convocatória 'Férias no Picadeiro'. As publicações ocorrem diariamente no Youtube e IGTV do equipamento. 

Sons do Mercado

Quarta-feira (29) a sábado (1°), nas redes sociais dos artistas

O "Sons do Mercado" segue com uma programação de lives musicais. O projeto, que antes era promovido semanalmente no Mercado dos Pinhões e Aerolândia, agora ocorre nas redes sociais dos artistas. Na quinta (30), o "Sons do Mercado" apresenta Sidney e Wanderley (Facebook: /sidneyewanderley2019), às 17h,  e André Reis (Youtube: /andrereismusica), às 18h. Na sexta-feira (31/07), as atrações são Micaela Gomes do Grupo Samba Delas (Instagram: @micaelagomes.gomes), às 17h, e Átila Nascimento (Instagram: @atilanascimentooficial), às 18h. Já no sábado (01/08), quem fecha a semana é DJ Fil (Youtube: /deejayfil), às 17h, e Munique Mendes (Instagram: @munique.mendes), às 18h.

ForCaos

Quinta-feira (30) a sábado (1°), às 15h, no Youtube do Centro Cultural Belchior

A programação da 20° edição do festival de rock "ForCaos" se une às atividades do Centro Cultural Belchior, oferecendo oficinas e show em formato virtual. Na quinta (30), Vinicius Araújo facilita a oficina básica de "Registro, lançamento e distribuição musical independente". Já na sexta (31), Jolson Ximenes ministra o workshop "Gerenciando sua banda". Para encerrar a programação da semana, no sábado (1°), Claudine Albuquerque apresenta a oficina "Cantando rock do planejamento ao palco", às 11h. Ainda no sábado (1°), Gandhi Guimarães e Vicente Ferreira são os facilitadores do workshop "Fotografando bandas - Do show ao retrato", às 15h. Em seguida, a banda Krenak promove a live "No Centro da Sala", às 18h.

LITERATURA

Dia do Escritor Fundaj - Literatura Popular 

Quarta-feira (29), a partir das 16h, no Youtube

A Fundação Joaquim Nabuco celebra o Dia do Escritor com uma homenagem à Patativa do Assaré. O evento promove uma série de atividades virtuais para agraciar a literatura popular. Na programação, direcionada à crianças e aos adultos, o público pode conferir uma Oficina de Cordel para Crianças, com Susana Morais e Publius, além de um bate-papo sobre o poeta cearense com os professores  Gilmar de Carvalho, que aborda o tema “A importância de Patativa do Assaré para Literatura Brasileira”, e Francisco Palácio, o qual facilita a temática “História de Patativa entre os educadores e o seu acervo literário”. O evento apresenta ainda uma conversa sobre literatura popular com o cordelista Altair Leal e o presidente da Associação Pelo Cordel em Pernambuco, Felipe Júnior.

As Aventuras de Quarantino

Quinta-feira (30), às 19h, nas redes sociais da Livraria Cultura

O cearense Adriano Evangelista lança o livro infantil "As Aventuras de Quarantino" na próxima quinta-feira (30). A narrativa, contada por meio de histórias em quadrinhos, transforma crianças em heróis para combater a Covid-19. A obra busca levar, de forma lúdica, ao leitor infantil o tema da pandemia.

AUDIOVISUAL

Sons do Ceará

Terça-feira (28), quinta (30), sábado (1°), às 21h, no Instagram e Youtube do Cineteatro São Luiz

O projeto Sons do Ceará é uma iniciativa do Cineteatro São Luiz que tem como objetivo divulgar videoclipes de jovens e veteranos talentos da música cearense, além do trabalho de realizadores que se dedicam a produção audiovisual no Estado. Nesta terça (28),  equipamento exibe "Eu (você)", de Beatriz Bandeira. O videoclipe "NNSNS", de Arquelano, será exibido na quinta (30). No sábado (1°), o equipamento apresenta a produção "O Médico e o Monstro", da banda Lavage. 

Botes Bastardos

Esta é uma imagem do documentario Botes Bastardos
Foto: Divulgação

Quinta-feira (30), às 20h, no Youtube

O documentário Botes Bastardos, de Pedro Cela, realiza uma busca sensível pelas histórias que os botes de Camocim contam. A produção revela também quem é Chico Elias, carpinteiro responsável por essas resistentes embarcações à vela. 

EXPOSIÇÃO

Perecível

Esta é uma imagem da exposição perecíveis
Foto: Divulgação

Sexta-feira (31), às 18h, no site do Cineteatro São Luiz

A exposição "Perecível", de Felipe Camilo, partilha vivências e encontros de um corpo que envelhece junto a cidade. A mostra apresenta retratos de bairros históricos de Fortaleza revelados sobre a clorofila das folhas mais comuns aos jardins dos condomínios que a construção civil proliferam pela cidade. O álbum de família do autor se mistura aos retratos de anônimos e a paisagem de Fortaleza, de forma a contribuir na luta contra o apagamento de rostos e prédios e evidenciando o ato de lembrar como ficção em uma paisagem arruinada por força política, por força da arquitetura, por força do sol e do vento. O Cineteatro São Luiz também segue com o projeto “Visita Guiada”, exposição que convida o público a embarcar na história do Cineteatro São Luiz, em um formato linha do tempo com ilustrações, cronologia e curiosidades desde a sua fundação até chegar na atualidade.

ESPECIAL 

Conversa Sem Roteiro

Terça-feira (28), às 19h30, no Youtube do Porto Dragão

O Porto Dragão convida nesta terça-feira (28), cinco artistas de quatro regiões do Ceará para um bate-papo descontraído sobre os caminhos da produção artística do interior no encontro "PorVoces - Outras centralidades das Artes no Ceará". No encontro, o equipamento convida Joélia Braga (Dona Zefinha) e Rafaela Lima (Cia Balé Baião), da Região Litoral Norte, José Filho (Cia Ortaet de Teatro), da Região Centro Sul, Paulo Sídnei Luz (Mangaio Cultural), da Região Serra de Ibiapaba, e Mayara Albuquerque (Severinas Mulheres do Sertão), da Região Sertão Central.

Assuntos Relacionados