Daniel Peixoto, Getúlio Abelha e festival Maloca Dragão vencem premiação nacional de música

A cena musical cearense concorria em 14, das 19 categorias do Prêmio Dynamite 2020. O “Maloca Dragão”, projeto realizado pelo CDMAC, levou o prêmio de "Melhor Evento"

Escrito por Redação ,
Daniel Peixoto, Maloca Dragão e Getúlio Abelha: cena autoral cearense em destaque
Legenda: Daniel Peixoto, Maloca Dragão e Getúlio Abelha: cena autoral cearense em destaque
Foto: Divulgação/JL Rosa / Camila Lima

Na noite da quarta-feira (14), o Prêmio Dynamite de Música Independente anunciou os vencedores da edição 2020. O cearense Daniel Peixoto foi agraciado na categoria “Melhor lançamento de música eletrônica”, pelo disco “Mastigando Humanos Remixes” (2019). Getúlio Abelha levou por artista "Revelação".  A Maloca Dragão, festival realizado pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), venceu por “Melhor evento”. 

Veja também

A cena musical do Ceará concorria em 14, das 19 categorias do prêmio.  O prêmio revelou mapeamento generoso do que tem rolado nos 27 estados do País entre os anos de 2018 e 2019. “Que alegria e orgulho poder levar esse prêmio pro meu estado Ceará. Um estado tão rico musicalmente, culturalmente”, afirmou Daniel Peixoto.  

O músico agradeceu a colaboração dos produtores envolvidos com o “Mastigando Humanos Remixes”. “É um prêmio importante, num País no qual os trabalhadores da cultura são, muitas vezes, tratados como marginais”, explicou o cearense. Em agosto, Peixoto e Getúlio Abelha lançaram uma versão do sucesso "La Isla Bonita", de Madonna.  “Obrigado equipe, quem trabalha comigo e confia no meu trabalho”, disse o artista “revelação”. 

Promessa

A superintendente do CDMAC, Natasha Faria, agradeceu o reconhecimento em nome da equipe que atua no equipamento cultural, além de apoiadores e artistas. A gestora detalhou que a sexta edição da Maloca Dragão deixou de ocorrer em 2020 por conta da pandemia. Em 2018, última vez que o evento foi realizado, cerca de 150 atrações artísticas participaram durante os seis dias de atividades.  

Organizado inicialmente em 2014, durante as festas de 15 anos de fundação do CDMAC, a iniciativa se destacou por reunir uma variada programação e repleta de artistas de outros estados brasileiros.  “Em 2021 voltaremos firmes e fortes”, prometeu a organizadora. 

2018, última edição da Maloca Dragão
Legenda: 2018, última edição da Maloca Dragão
Foto: JL Rosa

Os premiados foram escolhidos por meio de votação online. Segundo os organizadores, foram quase cinco mil votos. A cerimônia de premiação teve shows dos cearenses Jonnata Doll e os Garotos Solventes, além das bandas Replicantes, Golpe de Estado e Leela. Criado em 2002, o Prêmio de Dynamite de Música Independente tem a missão de divulgar a música independente brasileira. 

Cenário iluminado

Concorreram também os cearenses Selvagens à Procura de Lei (Melhor lançamento de rock por "Paraíso Portátil"), Old Books Room (Melhor lançamento de indie rock por "Songs About Days"), Facada (Melhor lançamento punk / hardcore por "Quebrante"), Damn Youth (Melhor lançamento de heavy metal por "Breathing Insanity") e Lilt (Melhor lançamento de música instrumental por "Solis").

A lista completa inlui ainda Mateus Fazeno Rock  (Revelação), Nego Gallo (Melhor lançamento de rap / hip hop / black music com "Veterano"), Outragalera (Melhor lançamento de reggae com "Dub da Tapioca"), Daniel Groove (Melhor lançamento de MPB por "Levante"), Casa de Vovó Dedé (Melhor produtora, coletivo ou entidade), Salão das Ilusões (Melhor casa de shows alternativos) e Brasil Novos Sons, programa da Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Ceará (Melhor Programa de Rádio ou Emissora).