Confira uma lista de 7 filmes e séries para assistir com as crianças

Com 4 filmes e 3 séries, a relação pode ser aproveitada ainda neste feriado e durante a semana, quando as comemorações pelo Dia das Crianças ganham sequência

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@svm.com.br
Legenda: Peixonauta e sua turma foram criados por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo
Foto: Reprodução

Mães e pais que se prezam acompanham seus filhos frente às telas da TV ou dos celulares com uma frequência razoável. Neste Dia das Crianças, no entanto, vale lembrar de bons filmes e séries já vistas ou dentre aqueles que os responsáveis "já ouviram falar", mas nunca tiveram tempo de apresentar aos filhos. 

O Diário do Nordeste preparou uma relação para assistir com as crianças, no aconchego de suas casas (pois ainda vivemos tempos de isolamento), com o cuidado para indicar conteúdos divertidos e que ao mesmo tempo tragam aprendizados e estímulos para os adultos também. Confira: 

Peixonauta, o filme

O longa-metragem dessa produção brasileira foi lançado há dois anos. No enredo, Peixonauta, Marina e Zico têm a missão de encontrar a solução para o mistério das pessoas que estão encolhendo. O filme é a cereja do bolo da ótima série de desenhos que equilibra diversão, lições sutis para as crianças e uma trilha sonora repleta de referências da música popular, assinada pelo mestre dos repertórios infantis Paulo Tatit (Palavra Cantada). Disponível na Netflix.

Mundo Bita, o filme (Curta-metragem)

Criado em Pernambuco, o mágico Bita já se tornou um hit das novas gerações infantis. Sucesso no You Tube, ele e sua turma estrelam um curta-metragem de 16 minutos. O conteúdo é ideal para os pequenos que ainda não conseguem prestar atenção na sequência de um filme longo. A história envolve o mágico à procura de combustível para sua nave. O transporte carece de "imaginação" para seguir viagem pelo universo. A trilha sonora traz uma canção de melodia envolvente (como é de praxe em vários clipes da turma), embora a voz de Chaps Melo costume dividir a opinião dos pais. Disponível no You Tube (link acima).

Angry Birds, o filme

O primeiro longa-metragem da turma do pássaro Red saiu há 4 anos, quando o jogo que deu origem ao filme já era um sucesso enorme entre crianças e adultos. E embora no cinema o ponto de partida seja o mesmo do game - a disputa de território entre pássaros e porcos - a história filmada traz reflexões interessantes sobre lidar com conflitos e o sentimento de raiva; necessidade de pertencimento e noção de identidade. As crianças na segunda fase da infância (a partir de 6 anos) são o público-alvo do longa: o filme tem classificação livre, mas as cenas de briga podem impressionar (negativamente) as menores. Disponível na Netflix. 

Spirit Cavalgando Livre (Série)

A sequência de oito temporadas da série sucede o filme de 2002 ("Spirit: O Corcel Indomável"), que apresentou o celebrado cavalo para a criançada. Do cinema para fazer sucesso através de produtos licenciados do universo infantil, foi um pulo. Ambientado em um clima de muita liberdade e imaginação, o enredo se passa em uma cidade pequena, similar ao "Velho Oeste", onde a pequena Lucky mantém amizade com Spirit. A série está disponível na Netflix desde 2017. 

A Encantadora de Coalas (Série)

A série foi lançada neste ano e por enquanto está disponível na Netflix em única temporada. Izzy Bee, uma criança australiana, cuida de coalas doentes em cativeiro, para curar os bichinhos e depois soltá-los em seu habitat natural. O carinho com que Izzy lida com os animais é uma explosão de fofura e cativa crianças e adultos. A primeira sequência de episódios traz a saga da coala "Leia". 

Dino Trem (Série)

Educativa, a série já está disponível na Netflix há 11 anos e atiça a curiosidade científica das crianças. O desenho explora as variadas espécies de dinossauros, e um paleontólogo (de carne e osso) ainda faz intervenções instrutivas sobre o conteúdo. A animação "rompe" com a ideia de que os dinos seriam criaturas temíveis, e mostra como eram seus abrigos, modos de alimentação, dentre outros costumes da vida desses seres extintos. 

Klaus (Filme)

Disponível na Netflix, o filme (2019) concorreu ao Oscar em 2020 e pode ser um aperitivo para introduzir as crianças no clima natalino (este ano, alguns lugares já começaram a montar suas decorações). O enredo traz a figura de "Santa Klaus" em uma história diferente do que se costuma contar sobre o Papai Noel. Ele acompanha Jesper, um aprendiz de carteiro que precisa lidar com um problema grave: os moradores da cidade onde mora brigam sempre, logo não mandam cartas. Klaus e Alva, uma professora, decidem apoiar o jovem. 

Assuntos Relacionados