Concurso de gastronomia do Senac vai premiar prato original feito com insumos cearenses

As inscrições da competição estão abertas até o dia 31 de julho

Escrito por Redação ,
Legenda: Concurso pretende incentivar a valorização da comida regional
Foto: Jr Panela

Quem durante a quarentena não se aventurou nas receitas culinárias? O período de isolamento fez muita gente treinar as habilidades na cozinha e até mesmo criar novas iguarias. Pensando nisso, o Senac Ceará lança o concurso "A Comida Cearense que Virá” para eleger o melhor prato original feito com insumos cearenses. 

Com inscrições abertas até o dia 31 de julho, podem participar do concurso pessoas interessadas na área, alunos de gastronomia e amadores. As criações devem ter, no mínimo, três ingredientes que constem na lista do regulamento, a exemplo de capote, rapadura, manteiga de garrafa e macaxeira. A lista completa pode ser conferida no site. 

Entre os critérios a serem avaliados estão a criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas.

Para Vanessa Santos, consultora de Gastronomia do Senac, o concurso pretende provocar a reflexão sobre o futuro da culinária cearense. “Buscamos incentivar a criatividade e criação de novos produtos que valorizem a comida cearense, pensando nas mudanças que já estamos vivenciando nos hábitos alimentares impostos pelo isolamento, cultura alimentar popular que passa de geração para geração e as novas possibilidades”, destaca.

Os interessados em participar devem, no ato da inscrição que acontece de forma virtual, fazer uma apresentação do prato por meio de vídeo e enviar uma ficha técnica informando ingredientes, modo de preparo e utensílios utilizados na produção da receita. 

Os três melhores pratos serão contemplados com cursos e kit de livros do Senac, de acordo com a posição conquistada. 

Serviço
Concurso “A Comida Cearense que virá”
Edital e inscrições: https://www.ce.senac.br/concurso-de-gastronomia/
Período de inscrições: de 17 a 31 de julho

 

Assuntos Relacionados