Companhias cearenses de teatro participam do Porto Alegre Em Cena

Evento internacional começa no dia 21 outubro e conta com apresentações virtuais e presenciais

Escrito por Redação ,
Inquieta Cia–Pra Frente o Pior - Foto de Nina Pires (12)
Legenda: "Pra Frente o Pior", da Inquieta Cia
Foto: Nina Pires

A 27ª edição do Porto Alegre Em Cena começa nessa quarta-feira (21) e segue até 31 de outubro. A programação é uma mostra da reinvenção e da transformação da arte e da forma como o público assiste e entende o teatro. Por conta da pandemia, além das atividades presenciais, o público terá acesso às apresentações virtuais. Dois grupos de Fortaleza, o Teatro Máquina e o Inquieta Cia marcam presença no tradicional evento. 

Para participar é necessário fazer inscrição prévia e garantir o ingresso pelo plataforma de eventos online e redes sociais nesse site. O evento busca iluminar diferentes grupos teatrais e o que atores, músicos, diretores, produtores e público produziram neste momento inédito.

No sábado (24), o Teatro Máquina apresenta as diversas experiências produzidas durante o projeto "Sete Estrelas do Grande Carro 2015-2020". Em destaque, imagens e sons que apresentam o sertão sob uma nova ótica e com um grande debate sobre o tema. 

Em 2015, o grupo cearense percorreu aproximadamente quatro mil quilômetros de estrada. Durante 28 dias atravessaram 16 cidades nos estados da Bahia, Piauí e Ceará. Os encontros e descobertas estão reunidas no livro "Sete Estrelas do Grande Carro" que será lançado em 2020. A obra explora a viagem de pesquisa e criação realizada por algumas das regiões mais áridas do sertão nordestino, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014. 

Processos criativos

Vale dizer que esse processo imersivo foi responsável pela produção das obras cênicas "Brutos" (2016), "Nossos Mortos" (2018) e um vídeo-instalação. Em Porto Alegre, os intgrantes expõem vídeos, performances, fotos e ações produzidas durante a viagem, além de obras especialmente produzidas para o Festival Porto Alegre em Cena, derivadas do retorno ao material da viagem.

No dia 30 de outubro, a Inquieta Cia divide em âmbito nacional suas pesquisas e ações, em criações colaborativas que mobilizam tanto a arte como o contexto sociocultural. 

No Porto Alegre Em Cena será apresentada a residência artística "Forte". A iniciativa une artistas brasileiros distantes geograficamente através das telas e da internet para, juntos, pesquisarem e criarem novas possibilidades de encontro entre si e com o público.

Serviço:

27º Porto Alegre em Cena. De 21 a 31 de outubro. Programação completa aqui