Cearense recria clássicos da literatura por meio de curtas-metragens de toymovies

O projeto intitulado 'Quarentena Filmes', criado por Walmick de Holanda, participará da abertura das sessões noturnas do 'Palco Virtual', no site do Itaú Cultural, a partir do dia 26 de junho

Escrito por Redação ,
Foto Walmick de Hlanda
Legenda: O projeto 'Quarentena Filmes' foi criado por Walmick de Holanda durante o período de isolamento social
Foto: Marília Pires

O cearense Walmick de Holanda lançou durante o período de isolamento social, o projeto Quarentena Filmes. Com publicações de curtas-metragens nas suas contas do Instagram e Youtube, o ator reproduziu clássicos da literatura em um estilo “toymovies”, que consiste em filmes produzidos utilizando bonecos e outros objetos inanimados para contar a história. Além de ter feito sucesso com os seguidores, o projeto participará da abertura das sessões noturnas do “Palco Virtual”, no site do Itaú Cultural, a partir do dia 26 de junho. 

A ideia surgiu de uma conversa com amigos via internet, na qual eles relataram dificuldades para lidar com a disposição das crianças dentro de casa. “A gente entrou na quarentena, eu estava conversando com uns amigos e algumas das meninas são mães. Elas falaram que não tinham mais conteúdos para mostrar aos filhos. Aí eu, na brincadeira, falei que faria algo para ajudá-las. Fiz a ‘Odisseia’ pra elas mostrarem a eles”, explica o ator. 

Foto Walmick de Holanda
Legenda: Essa é a primeira vez que Walmick de Holanda produz este tipo de conteúdo
Foto: Marília Pires

Radicado em São Paulo, Holanda relata que a proposta foi “uma brincadeira de estar em contato à distância”, mas que chamou atenção em suas redes sociais. “Quando eu postei a resposta foi positiva e eu continuei. Acabou que virou uma ocupação”. 

Sobre a escolha de reproduzir clássicos da literatura, Walmick respondeu rápido. “Porque eram as histórias que eu sabia de cabeça (risos). ‘Odisseia’ eu pensei nas crianças, que têm essa coisa da aventura, eu achei que fosse atrair mais. Os outros, eu peguei os que eram de domínio público. São histórias que já estão no imaginário das pessoas”, informa. 

Filmagens 

Nos curtas-metragens do Quarentena Filmes, os personagens são interpretados por bonecos de outros personagens. Não entendeu? O clássico shakespeariano ‘Romeu e Julieta’, por exemplo, é conduzido por bonecos de filmes como ‘O Poderoso Chefão’, 'Harry Potter' e 'Power Rangers', colecionados por Walmick, além de contar com uma imagem do próprio William Shakespeare como narrador da história. 

Para que as narrativas virassem um curta-metragem, foi preciso adaptar as obras, e claro, adicionar uma pitada de comédia. “Em ‘Romeu e Julieta’ tem uma adaptação no final para não ficar tão pesado. Tem uma leve mudança para ter mais relação com o nosso tempo porque as obras são mais antigas. Isso são artifícios para deixar a história mais engraçada”. 

Feito o roteiro, ele conta que envia o texto para amigos de diferentes cidades e estados para gravarem, em suas casas, as vozes dos personagens. Assim, eles podem dar vida e personalidade de acordo com o boneco e a história. 

O processo de filmagem, por sua vez, é a parte que requer mais trabalho. Portanto, ele conta com a ajuda de seus colegas de apartamento, Mitchel Diniz e Michele Maia. “Eu vou filmando na medida que as cenas vão acontecendo. Mitchel e Michele me ajudam a manipular os personagens. Eu gravo uma ação a cada 30 segundos, repetidas vezes”, explica. 

Essa é a primeira vez que Walmick de Holanda produz este tipo de conteúdo, mesmo já tendo experiência com edição de vídeos. “A minha relação sempre foi eu sendo o ator da peça. Eu fiz um curso de edição e cheguei até a editar vídeos para uma revista de economia, mas era diferente”. 

Walmick Holanda é formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP),  pós-graduado em Direção Teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena e graduado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza. Concluiu a primeira turma do Curso da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, também na capital cearense. 

Sobre as próximas produções, ele adianta que está editando “As Três Irmãs”, que foram interpretadas por bonecas do anime ‘Sailor Moon’, e que pretende que ‘Hamlet’ seja uma das obras seguintes.

 

 Palco Virtual - espaço dedicado a espetáculos teatrais em vídeos

O Itaú Cultural estreia no dia 26 de junho o ‘Palco Virtual’, um espaço no site dedicado a exibição de espetáculos teatrais em vídeo. A programação é dividida em sessões de espetáculos infantis e adultos. Serão contemplados os dias 26,27 e 28 de junho, e 3 a 7 de julho. 

Durante as aberturas do projeto, serão exibidos os seguintes curtas produzidos por Walmick de Holanda: ‘Antígona’, ‘Casa de Bonecas’, ‘Édipo Rei’, ‘Odisseia’ e ‘Romeu & Julieta’

O ‘Palco Virtual’ também é composto por apresentações dos gaúchos da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, pelos paulistas da Cia. Patética, Projeto GOMPA e grupo Teatro do Ornitorrinco, e os rondonienses de O Imaginário. A programação encerra com a reestreia de 'Fim de Jogo', peça de Samuel Beckett, com atuação de Renato Borghi, dividida em episódios.

Serviço: 

Palco Virtual 

De 26 a 28 de junho (sexta-feira a domingo) e de 3 a 7 de julho (sexta-feira a terça-feira) 

Confira programação completa no site do Itaú Cultural

 

 

 

Assuntos Relacionados