Casa do Blues comemora 12 anos de estrada e transmite show gratuito com feras da cena cearense

Repertório reúne sucessos inesquecíveis do gênero e canções compostas pelos músicos convidados

Escrito por Antonio Laudenir , laudenir.oliveira@svm.com.br
Ensaio no palco do Cuca Mondubim. Da esquerda para direita: Roberto Lessa,  Gabriel Yang, Renato Cazzoli (agachado), Felipe Cazaux, Leonardo Vasconcelos,  Marília Lima, Marcelo Holanda e Anderson Camelo
Legenda: Ensaio no palco do Cuca Mondubim. Da esquerda para direita: Roberto Lessa, Gabriel Yang, Renato Cazzoli (agachado), Felipe Cazaux, Leonardo Vasconcelos, Marília Lima, Marcelo Holanda e Anderson Camelo
Foto: Foto: Chris Machado

A Casa do Blues festeja 12 anos de atuação em Fortaleza. E no melhor estilo, digno dessa estrada, o público terá muito som para comemorar junto. Com transmissão gratuita via YouTube no sábado (30), às 19h, acontece o show virtual “Casa do Blues 12 anos”. No palco, a arte de músicos que ajudaram a divulgar o gênero musical no Ceará e fizeram parte da entidade. 

O repertório reúne clássicos do blues e composições dos artistas convidados. O local escolhido para gravação da live foi o Centro Urbano de Cultura e Arte (CUCA), do bairro Mondubim. Como contrapartida, Roberto Lessa, membro da Associação, realiza a oficina online “A História do Blues e seus Instrumentos”. A formação é voltada, prioritariamente, para alunos de escolas públicas. 


Documentário "Casa do Blues 10 anos"

A noite reúne nomes "made in" Ceará como Leonardo VasconcelosMarília Lima, Roberto Lessa, Felipe Cazaux, Anderson Camelo, Gabriel Yang, Renato Cazzoli e Marcelo Holanda. A iniciativa tem apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc. 

Energia e som

No material de divulgação do evento, o tecladista e compositor, Leonardo Vasconcelos, afirma que a "pegada" do espetáculo é traduzir a força cultural de Fortaleza a partir da energia no palco. "A troca com o nosso público será um pouco diferente, mas acreditamos que, de suas casas, os espectadores vão estar conosco no ritmo do blues”, defende.

Já a cantora Marília Lima descreve que a pandemia da Covid-19 frustrou os planos e ações da Casa para 2020. Enquanto as apresentações presenciais não retornam na totalidade, fica a esperança por dias melhores.

Repertório com sucessos do blues e composições próprias dos artistas convidados
Legenda: Marília Lima e Marcelo Holanda atualizam repertório com sucessos do blues e composições próprias dos artistas convidados
Foto: Foto: Chris Machado

“Entendemos que o mundo todo passa momento difícil, mas a prioridade deve ser sempre a vida. Por isso, queremos levar um pouco da nossa alegria para o público, que estará conosco, mesmo de suas casas. É o blues do Ceará sem barreiras e nem fronteiras”, compartilha.

Jornada blueseira

Em 2009, músicos atuantes da cena cearense uniram-se para desenvolver projetos em espaços públicos. Surge assim a Associação Casa do Blues. Outra proposta é difundir o ritmo e ampliar o número de apreciadores do gênero. No ano de criação aconteceram 40 shows no Mercado do bairro Joaquim Távora, reunindo cerca 500 pessoas em cada final de semana.

Casa do Blues no Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga 2020

Com a experiência consolidada, a Associação levou o projeto a outros pontos. Realizado entre os meses de novembro de 2011 e julho de 2012, o 1º Circuito Casa do Blues ocupou praças de nove bairros, localizados em todas as regionais da capital. A gravação de um DVD encerrou o giro. Uma plateia de três mil pessoas participou do show com as bandas De Blues em Quando, Blues Label, Artur Menezes, Puro Malte e Felipe Cazaux.

Últimos ajustes para o concerto de sábado
Legenda: Últimos ajustes para o concerto de sábado
Foto: Foto: Chris Machado

Em 2014, o Estoril, ponto histórico da boemia fortalezense, sediou a Casa do Blues de Fortaleza no período de abril a dezembro. Posteriormente, foram gravados dois DVDs: “Casa do Blues Estoril” e o “Gaitas Brasil”.  De 2016 a 2018, nas últimas sexta-feiras de cada mês, a Casa operou no Palco Rogaciano Leite do Centro Dragão do Mar de arte e Cultura (CDMAC).

O Festival Jazz e Blues de 2020 abriu espaço para duas apresentações do show comemorativo ao aniversário da Casa do Blues. Além de Guaramiranga, o concerto foi realizado no espaço cultural Tapera das Artes, em Aquiraz. 

Serviço

Liveshow "Casa do Blues 12 anos". Sábado (30), às 19h, no canal de YouTube

Com Marília Lima (voz), Roberto Lessa, Felipe Cazaux, Anderson Camelo, Gabriel Yang (guitarra e voz), Leonardo Vasconcelos (teclado e voz), Renato Cazzoli (baixo) e Marcelo Holanda (bateria).

 

Assuntos Relacionados