Beleza: saiba como realçar o olhar mesmo usando máscara de proteção

Autocuidado com a área dos olhos está em alta na retomada ao “novo normal”

Escrito por Zilda Queiroz , zilda.queiroz@svm.com.br
Imagem: Camila Lima
Legenda: Giovanna Neves disfarça as falhas das sobrancelhas com o lápis específico. Ela esfumaça, em seguida pentear os fios para não ficarem muito marcados
Foto: Camila Lima

A região dos olhos é a mais evidente do rosto desde o início da pandemia, quando a máscara foi adotada como acessório obrigatório de proteção contra a covid-19. Diante da relevância do olhar, na comunicação visual, sobretudo no retorno às atividades presenciais, especialistas indicam procedimentos práticos, que podem ser feitos em casa, para manter a aparência dessa área jovem e saudável.

A maior queixa após a utilização da máscara é a mudança da pele nesse período. Normalmente, o excesso de oleosidade e sujeira acumulados do dia tampam os poros.

“Uma boa hidratação, após a higiene, ajuda manter a área dos olhos protegida de descamações e outros danos”, aconselha a cosmetóloga Josi Helena.

A região dos olhos apresenta pele mais fina do que as outras do rosto. Por isso, requer cuidados especiais para manter a hidratação e evitar a aparência envelhecida. Os cosméticos indicados aceleram a circulação no local, evitando olheiras.

Imagem: Camila Lima
Legenda: A drenagem linfática manual ameniza o inchaço, as olheiras e a aparência cansada ao redor dos olhos
Foto: Camila Lima

“Fórmulas com ativos que estimulem os fibroblastos, responsáveis pela síntese de novas fibras de colágeno e elastina, tonificam os vasos, promovem ação drenante e despigmentante. Durante o dia, o ideal é usar produtos com vitaminas, antioxidantes e ativos hidratantes, como o ácido hialurônico. Já no período noturno, os cremes podem conter retinoides e alfahidroxiácidos em concentrações baixas”, afirma a fisioterapeuta dermato funcional Karla Bessa.

A drenagem linfática é outra sugestão de Karla para amenizar o inchaço, as olheiras e a aparência cansada ao redor dos olhos. Os movimentos manuais devem ser feitos em manobras de deslizamento lentos e suaves, indo da área central do olho em direção à orelha. O ideal é repetir por 20 vezes em cada lado. 

Tratamento estético

"Procedimentos com laser, radiofrequência bipolar e carboxiterapia são alguns dos recursos estéticos que auxiliam no rejuvenescimento e melhoram a circulação na região dos olhos", indica Karla Bessa
.

Já na massagem, os cremes e séruns utilizados pela cosmetóloga Josi Helena na massagem para relaxar os músculos, eliminar inchaço e manter a pele renovada, podem ser potencializados com a ajuda de um massageador. Os momentos realizados com o rollers ou gua-sha tornam a rotina de skincare mais prazerosa.

Para obter melhores resultados na massagem, “o ideal é deslizar o massageador pelo rosto, sempre em movimentos ascendentes, de dentro para fora, passando no limite do osso dessa área, na parte inferior e exterior. Vale utilizar na área da sobrancelha, em cima do nariz. Dedique diariamente entre 2 e 10 minutos de massagem”, recomenda Josi.

As máscaras faciais especificamente para a região dos olhos são recursos que também ajudam a hidratar e diminuir a aparência de olheiras ou bolsas. As fórmulas com niacinamida (Vitamina B3), ativo de água de rosas e vitamina B5 com cafeína apresentam ação antioxidante, além de hidratante antienvelhecimento regenerativo que ajudam a descongestionar e proporciona radiância natural na área aplicada.

Maquiagem e sobrancelhas
O retoque das sobrancelhas, o alongamento dos cílios e uma maquiagem caprichada evidenciam ainda mais a região dos olhos.

Em época de supervalorização da máscara, sobrancelhas volumosas e bem definidas são as preferidas. Conforme a designer Sâmia Peixoto, além de a sobrancelha grossa estar em alta há algum tempo, nesta quarentena prolongada, muita gente tentou limpar o excesso de pelos e acabou afinando muito ou gerando falhas no desenho.

Imagem: Camila Lima
Legenda: A máscara para cílios é mais um aliado na valorização do visual na área dos olhos
Foto: Camila Lima

Para quem não tem habilidade, o melhor é evitar retirar os pelos sem ajuda profissional. “Mas no caso de quem ainda se sente insegura para frequentar o espaço de beleza, o ideal é limpar o excesso, tentar manter a linha do desenho”, alerta Sâmia.

Para quem tem prática, o lápis é um aliado na hora de disfarçar as falhas das sobrancelhas. Ele pode ser passado esfumaçando, em seguida pentear os fios para a tinta não ficar tão marcada.

“À noite, retire todo o lápis, pois, o acúmulo de gordura produzida pela pintura fecha os poros, favorece a queda e prejudica o nascimento dos pelos”, pontua a designer.

Já os cílios podem ser destacados com aplicação do fio russo. A versão postiça é a mais delicada, duradoura e com resultado próximo do natural. “As técnicas para consertar as sobrancelhas são a micropigmentação e a microblading, ambas refazem o desenho fio a fio de maneira natural”, ressalta a especialista Maíra Andrade.

Com o uso obrigatório da máscara de proteção, Giovanna Neves se tornou ainda mais cuidadosa com o visual. Por isso ao retornar as atividades e a vida social, ela faz questão de manter a região dos olhos bem higienizada e hidratada. "Procuro manter as sobrancelhas e os cílios arrumados sempre", revela.

A maquiagem é mais uma opção para realçar a região dos olhos. “Aposte em sombras, iluminadores e delineados que deixem a área com aparência radiante e divertida, brincando com grafismos e cores variadas”, sugere Josi Helena.

Assuntos Relacionados