“Atmosfera muito preciosa”, diz Marcelo Jeneci sobre passagem pelo Ceará

O músico se junta a Bráulio Bessa para apresentação virtual ao vivo neste domingo (30)

Escrito por Lívia Carvalho , livia.carvalho@svm.com.br
Legenda: Embora tenha nascido em São Paulo, o músico é filho e neto de nordestinos
Foto: Divulgação

Em mais uma edição do projeto Sintonia do Bem, Bráulio Bessa e Marcelo Jeneci se juntam em live para um bate-papo que reúne poesia e música. O encontro da dupla também contempla a cultura nordestina e acontece neste domingo (30), a partir das 18h, no canal do Sesc Ceará no YouTube. O show online vai arrecadar doações para os bancos de alimentos do Mesa Brasil Sesc. 

Além do bate-papo, o cantor apresenta alguns de seus sucessos, bem como o repertório de ‘Guaia’, mais recente disco, lançado em 2019. No trabalho, Jeneci resgata as raízes nordestinas com os sons de ritmos típicos da Região. Embora tenha nascido em São Paulo, seus avós saíram do agreste pernambucano para a megalópole na busca da mudança de vida.  

Tomando como referência essa rota migratória das três gerações da família, o disco nasceu como uma forma de mostrar essa voz no mundo. “Os meus discos são uma atualização desse movimento. O ‘Guaia’ tem uma intenção de mostrar esse povo nordestino, com altivez, sem ser aquele território caricato. É uma afirmação dessa construção do nordestino que vem atravessando muitos mundos”, afirma.  

Para isso, Jeneci explora no disco de 10 faixas camadas dos sons do baião e do frevo e mistura com tons de beats modernos. O contato com a sanfona, por exemplo, iniciou ainda na infância, já que o pai dele atuava como técnico de engenheiro eletrônico, inserindo microfone dentro do instrumento.  

Mas as vivências dessa rica cultura não se limitaram a isso. “Imediatamente conheci os artistas clássicos da música nordestina e, aos poucos, pude me aproximar mais dos Mestres da Cultura, do maracatu, da poesia, da prosa, do repente, de alguns artistas que não são tão mencionados pela grande janela, mas que sustentam a tradição”, conta.  

O cantor lembra do encontro que teve com artistas no Cariri cearense. “Foi muito importante para mim ter encontrado Luis Fidelis, Espedito Seleiro, e eu percebi que o Cariri é ancestral, raiz mesmo do que se desdobra hoje, uma atmosfera muito preciosa quanto estive aí e me deixou mexido. Desde que nasci, vivia uma Nordeste mais atual, ali pude ver as origens”, declara. 

Nuances do virtual  

Assim como tantos outros artistas, Jeneci tem apostado nas lives durante a pandemia e, para ele, é como estar no maior palco, já que é uma plataforma de difusão para o mundo inteiro.  “Fiquei tão encantado com essa ferramenta que estava sendo subutilizada. Essa possibilidade é um negócio tão gigantesco, é muito importante que estejam ali presente para as pessoas verem, reverem. A gente tá se comunicando e trocando informações de um jeito muito mais potente”, pontua.  

O músico, no entanto, não vê tanta semelhança entre o ambiente virtual e o presencial. “Eu não sinto contato com público, não sinto território do show, eu sinto outra coisa que é nova, sinto a adaptação, a possibilidade de se transformar, de se reinventar. É outro tipo de comunicação, não dá pra vibrar com a plateia”.  

Legenda: Bráulio Bessa conta histórias e causos da vida
Foto: Divulgação

Na live de domingo, ele e Bráulio Bessa compartilharão ainda histórias da vida. Os dois se conheceram no programa Encontro com Fátima Bernardes e lá descobriram as afinidades. “No não dito entre nós dois, ficou claro que temos a mesma sina de entregar para as pessoas um recado que vai direto no coração, ele com a poesia e eu com a música”, conta Jeneci.  

Para esse reencontro, não elaboraram roteiro. “É um encontro de duas pessoas que tem muito o que somar, vai ser uma surpresa para mim, para ele e para quem vai acompanhar. Queremos que seja natural”.  

Bráulio vai apresentar ao público histórias inspiradas em sua palestra-espetáculo “Poesia que Transforma”, sobre a trajetória enquanto poeta e a respeito de como a poesia transformou a vida dele e de outras pessoas. Natural de Alto Santo, no interior do Ceará, o artista hoje tem quatro livros publicados e mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais. 

Serviço
Sintonia do Bem com Bráulio Bessa e Marcelo Jeneci 
Domingo (30), a partir das 18h
Ao vivo do canal do Sesc no Youtube 

 

Assuntos Relacionados