Astro da franquia 'Mad Max', Hugh Keays-Byrne morre aos 73 anos

Último trabalho do ator foi o vilão Immortan Joe, de "Mad Max: Estrada da Fúria" (2015)

Escrito por Redação ,
Legenda: Ator tinha formação teatral pela Royal Shakespeare Company
Foto: Reprodução/Facebook/Hugh Keays-Byrne

O ator Hugh Keays-Byrne morreu na manhã da última terça-feira (1). A informação foi repassada por representantes do artista. Ele tinha 73 anos. A causa da morte não foi informada. 

Formado pela Royal Shakespeare Company, Keays-Byrne ficou conhecido internacionalmente por conta do trabalho em "Mad Max", de 1979. Ele retornou ao universo da franquia com o premiado "Mad Max: Estrada da Fúria" (2015), no qual interpretou o vilão Immortan Joe. Este foi o último filme do astro.

Hugh Keays-Byrne
Legenda: Hugh Keays-Byrne em dois momentos da franquia 'Mad Max', em 1979 e 2015

O cineasta Brian Trenchard-Smith, que dirigiu Keays-Byrne no filme "Traficantes Audazes" (1975) anunciou a morte na quarta-feira (2) via publicação no Facebook. O amigo comentou o caráter solidário do ator, bem como sua contante preocupação com o meio ambiente e a justiça social. "Sua vida foi governada por seu senso de unidade da humanidade. Sentiremos falta de seu exemplo e de sua amizade”, desabafou Trenchard-Smith.

Biografia

Keays-Byrne nasceu na Índia e deu início à carreira de ator na Austrália, onde se estabeleceu no ano de 1973. Começou com produções para TV no fim dos anos 1960. Na década seguinte, estrelou, além do já citado "Traficantes Audazes", filmes como "Stone" (1974) e "Marcado Para Morrer" (1976).

Hugh Keays-Byrne
Legenda: Hugh Keays-Byrne em dois momentos da franquia 'Mad Max', em 1979 e 2015

O reconhecimento para além das fronteiras australianas aconteceu com o sucesso "Mad Max". Na ficção dirigida por George Miller, ele personificou Toecutter, o líder perigosa gangue de motoqueiros da trama.

Mais de trinta anos depois, Miller pediu que Keays-Byrne voltasse ao universo de Mad Max. A escolha foi das mais certeiras. Em  "Mad Max: Estrada da Fúria", ele deu vida ao senhor da guerra Immortan Joe. Charlize Theron, que interpretou a Imperatriz Furiosa no premiado longa, lamentou a morte via redes sociais. 

“É incrível que você tenha sido capaz de interpretar tão bem um maligno senhor da guerra, porque você era uma alma tão gentil e linda. Você fará muita falta, meu amigo”.