Artista cearense participa de exposição Internacional de Arte Colagem em Varsóvia na Polônia

A arte do colagista e fotógrafo Chico Gomes está exposta na 3ª edição Internacional Collage Art Exhibition 2020

Escrito por Redação ,
Imagem: Chico Gomes
Legenda: As obras do artista cearense são produzidas em 3D. A tridimensionalidade dá vida as imagens
Foto: Chico Gomes

O arte colagista e fotógrafo cearense Chico Gomes é o único nordestino presente na 3ª edição Internacional Collage Art Exhibition 2020. A exposição segue até o dia 31 de dezembro  na Retroavangarda Gallery, em Varsóvia, na Polônia.A obra selecionada para a exposição foi produzido com o tema : " Tenho medo de te amar e não ser correspondido. Retrata a história de duas pessoas que tentam se relacionar, mas temem a rejeição e se escondem por trás de seus medos.

Imagem: Chico Gomes
Legenda: A obra de Chico Gomes escolhida para a exibição retrata a história de duas pessoas que tentam se relacionar, mas temem a rejeição e se escondem por trás de seus medos
Foto: Chico Gomes

"Meu sonho era participar presencialmente da que seria minha primeira vernissage Internacional, mas por conta da pandemia e questão de segurança,  adiarei para o próximo ano, pois vou fazer a inscrição novamente e em 2021 estarei lá, se Deus permitir", planeja Chico.

O evento reúne trabalhos de 149 artistas de 32 paises, entre eles, quatro representantes Brasileiros. Além de Chico Gomes (Ceará), há dois do Rio de Janeiro e um de Curitiba.

"A exposição, organizada sob o patrocínio honorário da Embaixada da Argentina do Peru na Polônia, é uma seleção das abordagens mais interessantes da arte da colagem nos últimos anos. Reúne mais de 200 peças originais de mestres da colagem de todo o mundo”, descreve o retato postado na conta da Retroavangarda Galery  no Facebook.

Imagem: Chico Gomes
Foto: Chico Gomes

Com 28 anos de experiência na arte colagem, o cearense já teve trabalhos expostos em todos os paises da América Latina, Portugal e Espanha. Foram vivências muito importantes para seu desenvolvimento profissional, mas  ter uma obra exibida na maior exposição de art collage do mundo, é uma emoção e alegria indescritíveis, revela Chico Gomes. 

"Fiz a inscrição no último dia, não acreditava que fosse dar certo. Mas à noite, quando abri o email, o primeiro era da curadoria Internacional da exposição de Art Collage de Varsóvia, confirmando, meu trabalho hávia sido selecionado, não cabia em mim de felicidade", confessa.
 

Seleção

A escolha aconteceu em fevereiro desde  ano. Em seguida, o artista enviou para a organização do evento texto sobre sua trajetoria, em anexo dez fotos de suas colagens. Na sequência mais uma surpresa, a curadora, Anna Klos falou: "Seus dez trabalhos poderiam estar na exposição, mas só podemos colocar um, porque são muitos artistas. Seu trabalho é fantástico", descreveu o artista reproduzindo a fala da curadora.

Nos últimos cinco anos, o arte colagista, que também é fotógrafo profissional, passou a dedicar maior parte do seu tempo ao exercício da colagem. Nesse período, começou a postar os trabalhos no Instagram e a participar de grupos de arte colagistas do mundo inteiro.

Imagem: Chico Gomes
Legenda: Esta é uma das dez obras do artista enviadas para a seleção da exposição Internacional Collage Art em Varsóvia, Polônia
Foto: Chico Gomes

No início de  2019, o artista iniciou a pesquisar mais sobre essa arte e descobriu a exposição em Varsóvia, na Polonia."Fiquei olhando a filmagem da exposição, a vernissage e pensei. Meu Deus, será que um dia vou estar aí, de repente, no ano seguinte, estou lá. Ainda estou sem acreditar, é muita emoção".

Apaixonados pela colagem Chico Gomes fundou em Fortaleza, junto a Antônio Pinto e Gislene Andrade, há 25 anos, o grupo “Entre Aspas” , atualmente com 14 membros. Eles eles se reúnem uma vez por mês para conversar sobre a vida, espiritualidade, e o que podem fazer pela sociedade por meio da arte.

 

Assuntos Relacionados