Aos 75 anos, morre a maestrina Izaíra Silvino, ex-regente do Coral da UFC

A artista-educadora transformou a apresentações do grupo, transformando-os em espetáculos, e divulgou a cultura coralista no Estado

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Legenda: Izaíra Silvino: referência na cena musical cearense, teve trajetória marcada pela valorização da música nordestina e pela formação de coralistas em todo o Estado
Foto: Felipe Abud/ Secult-CE/ Divulgação

A um dia de completar 76 anos, faleceu, neste sábado (14), a ex-regente do Coral da UFC Izaíra Silvino. A informação foi confirmada pela irmã da musicista nas redes sociais. Nos anos 80, a artista esteve à frente do Coral em uma de suas fases de mais intensa atividade, realizando shows e recitais pelo interior do Ceará. 

Formada em Direito, Izaíra estudou música no Conservatório Alberto Nepomuceno. Ela foi regente do Coral da UFC de 1981 a 1989. À época, mudou o formato das apresentações do grupo, que viraram verdadeiros espetáculos.

Como regente, prezou pela valorização da música brasileira (especialmente a nordestina) e a multiplicação de corais, fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música da UFC.

No ano passado, ela foi uma das 50 personalidades celebradas na Campanha de Sereia de Ouro. "Sou Izaíra, regente de coral, compositora, vivo na música, mergulho na música e não morro afogada. Essa sou eu, Izaíra Silvino", assim ela se apresentou em vídeo gravado para o projeto.

Homenagens

Nas redes sociais, Aparecida Silvino lamentou a morte da irmã. "Você me firmou no mundo e me abriu horizontes que nunca se fecharão. Plantou em mim sementes que já são florestas de tão ricas (...) Eu não ouso dizer que você cumpriu a sua missão, porque sua missão se cumpre em nós todos os dias. Cada ser que entra em contato com a gente recebe a sua luz", disse.

Legenda: Maestrina, Izaíra Silvino conduziu o Coral da UFC e ajudou a multiplicar o número dessas formações musicais no interior do Ceará
Foto: ADUFC/Divulgação

Atual regente do Coral da UFC, o maestro Erwin Schrader ressaltou a importância que Izaíra teve para a música no Ceará. "Ela me estendeu a música, o coração e a mão. Foi uma educadora fantástica, de uma sensibilidade impressionante. Sou muito feliz de ter tido a oportunidade de cantar com ela, de ter estado com ela. O trabalho que o Coral da UFC fez nos últimos 20 anos está muito ligado a ela. Ela revolucionou o canto coral e deu oportunidade para a musica dentro da universidade", situou.

Nas redes sociais, o governador do Ceará Camilo Santana compartilhou uma foto da musicista, referenciando que o trabalho de Silvino "marcou época na história da cultura cearense como compositora, cantora, arranjadora, violinista, coralista e escritora". "Deixo meu abraço a todos os familiares, amigos e admiradores de Izaíra Silvino", expressou o gestor.

Em nota, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) também lamentou a partida de Izaíra, sublinhando o sentimento de "profunda perda" diante do acontecido. "Com sua arte no campo da música, a maestrina ensinou e encantou diversas gerações de alunos e apreciadores da boa música. Izaíra Silvino deixa seu nome marcado entre as grandes personalidades da música do Ceará", expressa o texto emitido pela instituição.

Na sequência, a nota ainda destaca que a artista é mãe do professor de Música do campus do IFCE de Maracanaú, Davi Silvino de Moraes, ao qual toda a comunidade acadêmica do Instituto se solidariza.

Izaíra deixa o marido e dois filhos. A causa da morte não foi informada.