Velório de Gal Costa será aberto ao público em São Paulo

O enterro da artista, marcada como ícone da música brasileira, ocorre nesta sexta-feira (11), para familiares e amigos próximos

O velório da cantora Gal Costa, que morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (9), será aberto ao público na próxima sexta-feira (11), de 9h às 15h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (AL-SP). A informação foi anunciada pela equipe da artista por meio das redes sociais. 

"Agradecemos o carinho de todos nesse momento tão difícil", diz nota.

Gal morreu na manhã desta quarta, em sua casa, na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada, mas os shows da turnê "As várias pontas de um estrela" haviam sido suspensos para que a cantora se recuperasse de uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita. 

Enterro 

O enterro de Gal Costa também acontece nesta sexta, após o velório, mas será reservado apenas para familiares e amigos mais próximos, conforme comunicado da equipe da artista. 

A última aparição de Gal nas redes sociais foi na noite dessa terça-feira (8), em um breve vídeo, publicado nos Stories do Instagram. Ela deixa um filho, Gabriel, de 17 anos. 

Homenagens

A cantora Zélia Duncan foi uma das primeiras artistas a falar sobre a morte de Gal. No Twitter, lamentou a partida, afirmando que a morte da baiana deixa um vazio na música brasileira. 

"Ah, Brasil... Que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim", escreveu Duncan. Apublicação atingiu centenas de comentários em poucos minutos, a maioria com lamentos sobre o falecimento.

Gilberto Gil, nome importante da Música Popular Brasileira, foi um dos amigos próximos de Gal se pronunciar sobre o falecimento. "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha, Gal Costa", escreveu brevemente. 

Amiga de longa data de Gal Costa, Maria Bethânia comentou emocionada, entre lágrimas, sobre a partida de uma das maiores vozes da música popular brasileira. Em vídeo publicado nas redes sociais, a artista disse que estava "em choque, triste demais", e que era "difícil demais" perder a amiga.

Eu nunca pensei em um dia falar para vocês sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu. Uma amiga, que mesmo longe, sempre mantive admiração e respeito. Deus a receba na sua mais pura luz
Maria Bethânia
cantora e compositora