A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) lança a primeira edição do Prêmio Literário Infantil (Plis). As inscrições estão abertas para filhos, netos ou sobrinhos de médicos durante o mês de outubro. A ideia é estimular as crianças a produzirem, por meio da escrita ou do desenho, criações que validem seus sentimentos a respeito do que perceberam e vivenciaram diante das alterações de rotina provocadas pela pandemia do coronavírus.
A organização do Plis prepara, para os trabalhos premiados adiante, uma impressão em formato de livro. E ainda prêmios como o Troféu Pequeno Escritor, medalhas, livros infantis, mochila com a mascote da premiação, ingressos para o Beack Park e certificados.
Para a Dra Anamaria Cavalcante, presidente da Socep, o concurso foi pensado, primeiro, para incentivar as crianças a encontrar um equilíbrio frente à intensa exposição às telas digitais neste período. Tanto nas horas de lazer, quanto no momento de estudo (conectadas aos professores), elas têm passado bastante tempo em contato com a interação online e vivido menos fisicamente.
Outro aspecto é que, especificamente para os filhos dos profissionais de saúde, houve uma grande mudança de rotina, além da programação escolar, devido à dedicação dos pais no tratamento dos doentes da covid-19. Anamaria situa que o Congresso Brasileiro de Pediatria deve acontecer no próximo mês de Dezembro e as criações do concurso servirão para fundamentar debates no encontro. "Como cuidadores de crianças, nós precisamos compreender como fica a saúde delas durante e no pós-covid 19 também", sinaliza a médica.
Funcionamento
As categorias da premiação foram divididas em duas "raias", a exemplo da divisão das piscinas da natação. A raia 1 é voltada para crianças entre 7 e 9 anos. A raia 2, para as de 10 até 12 anos de idade. As histórias devem ser escritas à mão, e os desenhos feitos da mesma forma. O responsável por cada criança deve encaminhar, para a inscrição, uma breve biografia sobre o autor infantil.
A melhor história de cada faixa etária será impressa e o vencedor receberá cinco exemplares, além da arte para que possa fazer mais cópias, e um troféu. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada faixa recebem, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze, além de outros prêmios. Todos os participantes receberão medalhas e certificados. O resultado será divulgado na segunda quinzena de novembro e a premiação acontecerá em dezembro deste ano, durante a festa de Natal da Socep.
Serviço
Regulamento do concurso está disponível na página da Socep no Facebook. O texto foi escrito na linguagem infantil, para facilitar a interação com as crianças. Os textos e os desenhos devem ser entregues presencialmente, até 31 de outubro, na sede da Sociedade (Rua Maria Tomásia, 701, Aldeota).