Empresário de produtora de Anavitória se pronuncia sobre briga com Tiago Iorc; entenda

A dupla e o cantor disputam pelos direitos autorais da música "Trevo (Tu)"; durante live, Ana Caetano disse que estavam impedidas de regravar a faixa para um novo projeto

Em uma live especial de Dia dos Namorados, nesta sexta-feira (12), Ana Caetano, da dupla Anavitória, revelou que elas estavam impedidas de regravar a faixa "Trevo (Tu)" para um próximo projeto, por conta de uma disputa pelos direitos autorais da música com Tiago Iorc. O cantor respondeu ao caso na noite do último domingo (14), por meio de um vídeo publicado no Instagram, e acusou o escritório de Anavitória de "sabotar" seu trabalho, causando até mesmo danos financeiros. 

"A questão não é com vocês, eu sei que os meus direitos estão resguardados, os direitos de vocês também. Mas outras pessoas também se beneficiam dessa relação. Dentre elas, uma pessoa que vem me prejudicando. Não acho certo que uma pessoa que prejudica o meu trabalho, se beneficie do meu trabalho", afirmou.

Desde então, Tiago e a Anavitória expuseram a situação publicamente e vem publicando vídeos nas redes sociais, direcionados um ao outro. Além de "Trevo (Tu)", outras três músicas do disco de 2016, das quais Tiago participa como coautor, também são alvos da proibição. São elas "Porque Eu Te Amo", "Agora Quero Ir" e "A Gente Junto."

Considerado padrinho da dupla, Tiago foi sócio do mesmo escritório, que também gerenciava sua carreira, mas rompeu a parceria há cerca de dois meses.

Em entrevista ao G1, o empresário Felipe Simas, responsável pela produtora, afirmou que acusações desse tipo só podem ser feitas acompanhadas de provas e que “devem ser discutidas na Justiça, e não nas redes sociais”.

"É um problema meu e dele", diz Felipe, sem explicitar detalhes sobre a briga. Ele diz ainda que o cantor é “irresponsável” ao “tentar prejudicar duas meninas, que não têm nada a ver com questões dele com o escritório”.

De acordo com o empresário, nos últimos dois anos, Ana e Vitória tentaram diversas vezes encontrar o cantor, mas Tiago sempre se recusou a recebê-las. "Ele é um cara que fala tanto dos laços humanos nas canções. Eu esperava dele mais coerência e humanidade para encerrar uma relação pessoal, artística e profissional de maneira mais digna", complementa.

A assessoria de Tiago Iorc ainda não se pronunciou sobre o caso entre o cantor e o ex-empresário.

Entenda

Assinada por Ana e Tiago, “Trevo (Tu)” foi o primeiro sucesso nacional de Anavitória. Em 2017, a música ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. O cantor, que criou o refrão da faixa, também assina a produção do disco de estreia das artistas.

O relançamento que a dupla propõe é parte de um trabalho ao vivo, gravado no ano passado. Com a liberação, Tiago Iorc receberia parte do rendimento da canção.

Em vídeo publicado no Instagram, Vitória Falcão explicou que a exposição da situação delicada havia sido um movimento impulsivo. "O que aconteceu na live foi um impulso emocional de ferida no coração. Nunca foi nossa intenção deixar isso público", afirmou.

"O que a gente não entende é por que o processo entre duas pessoas que não tem nada a ver com a gente está caindo sobre o nosso trabalho", questionou Ana Caetano, e completou: "Eu não consigo entender por que você levantou essa questão de abrir mão de direto autoral uma vez que essa história não é sobre isso. O que a gente está pedindo é para você autorizar a regravação, você vai continuar sendo remunerado por isso, as coisas vão continuar normalmente"