Documentário cearense sobre a Praia do Cumbuco concorre a prêmio internacional

Caso a produção conquiste a vitória, o prêmio em dinheiro será revertido para ajudar a comunidade litorânea

O documentário cearense "Winds for Future" está concorrendo ao prêmio internacional Music Bed Reopen Challenge. A produção retrata a história da prática do kitesurf na Praia do Cumbuco, bem como os projetos sociais realizados na região. A votação é aberta ao público e está disponível até o dia 29 deste mês no site

Para votar no documentário, é necessário acessar o site do concurso, selecionar o vídeo e clicar em votar. Depois de seguir os passos, é preciso validar o voto por meio de um link que será enviado por e-mail. É permitido votar uma vez ao dia com o mesmo login. 

A praia já é conhecida mundialmente como um dos melhores lugares para a prática do esporte e, em 2019, entrou para o World Guinness Record com 596 kitesurfistas velejando ao mesmo tempo. "É felicidade que eu sinto quando eu falo do kite porque ele não mudou só a minha vida, ele mudou a vida de tanta gente sabe?", declara a atleta de kitesurf Estefânia Rosa, líder de um dos projeto locais que atua com o empoderamento de mulheres no esporte.

O produto audiovisual de quase 5 minutos é dirigido por Mari Morales, idealizado por Deborah Lilienfeld, produzido por Rafael Cunha, Rafael Luz e Matheus Brandão. Caso ganhem, o prêmio será revertido em prol da campanha Viva Cumbuco, que presta assistência emergencial à comunidade litorânea em situação de vulnerabilidade provocada pela queda do turismo na região com a pandemia da Covid-19.

Participam da competição 940 vídeos de 85 paises. Os prêmios somam US$ 100 mil no total. Os 50 documentários mais votados pelo público serão premiados com US$ 1 mil cada. O restante do prêmio será distribuído entre os escolhidos pelos jurados selecionados pela empresa.