“Ali dei uma graduada”, diz Grazi Massafera sobre protagonista em ‘Flor do Caribe’

A novela, originalmente exibida em 2013, volta a ser transmitida a partir de segunda-feira (31)

Escrito por Lívia Carvalho , livia.carvalho@svm.com.br
Legenda: Na trama, Grazi deu vida à protagonista Ester
Foto: Globo / João Miguel Júnior

De volta às telinhas da TV Globo, ‘Flor do Caribe’ reestreia em edição especial no próximo dia 31 de agosto, no horário das 18h. Grazi Massafera, que viveu a protagonista Ester, afirmou que, com a novela, aprendeu a conciliar o trabalho com a vida pessoal. “Ester foi minha segunda protagonista, estava começando a entender. Ali eu aprendi a trabalhar e resolver meu dia a dia independente das minhas emoções pessoais, ali dei uma graduada”.  

Em entrevista coletiva com parte do elenco e o diretor artístico Jayme Monjardim, a atriz contou ainda que foi em ‘Flor do Caribe’ que iniciou um processo de amadurecimento na profissão. “Eu usava muito as minhas emoções, mas eu sentia falta de construir a personagem, foi lá que eu comecei a sentir esse sabor. Ainda tava muito no meu ego, ali consegui descolar um pouco mais de mim”.  

Embora hoje tenha maior experiência na atuação, Grazi revela que ainda sente ‘um frio na barriga’ com novos trabalhos. “Nunca tudo é meio igual, sempre é um desafio novo, fico sem noites sem dormir, insegura, acho que sempre vai ser assim e que bom”.  

Grazi ainda relembrou uma das maiores dificuldades na época das gravações da novela, já que sua filha Sofia, tinha nascido naquele ano. “Quando começamos a gravar no Rio de Janeiro (parte das cenas teve como locação o Rio Grande do Norte), eu senti muito o peso. Se eu tiver outro filho, eu não pego mais um trabalho em seguida. O primeiro ano dela eu fiquei praticamente fora de casa, comecei a entrar em pânico por não a ver acordada”. 

Originalmente exibida em 2013, a trama conta a história de amor entre Ester e Cassiano (Henri Castelli), interrompida após uma armadilha do melhor amigo do casal, Alberto (Igor Rickli). O elenco traz ainda José Loreto, Bruno Gissoni, Ailton Graça, Juca de Oliveira, Rita Guedes, Cyria Coentro, Luiz Carlos Vasconcelos e mais.  

Legenda: Cyria Coentro e Luiz Carlos Vasconcellos com o núcleo da família formada pelo casal Bibiana e Donato
Foto: Globo / João Miguel Júnior

Relação do elenco 

Após sete anos, o elenco relembra ainda as amizades que cultivaram na época. O diretor Jayme Monjardim explica que sempre os trabalhos de novela são muito intensos, por isso, “por mais que passe dois, três ou quatro anos, parece que não passou nada, é uma relação tão intensa. É sempre um até já”.  

“Nós criamos um elo de família, de intimidade. Por mais que não seja do mesmo núcleo, nós passamos muito tempo juntos nos bastidores, aquelas pessoas se frequentam, se sabem e ainda tão lidando com a arte que é algo tão sagrado, então são amigos que você faz para sempre”, acrescenta Cyria Coentro.  

Grazi conta ainda manter um grupo de Whatssapp com parte do elenco até hoje. "Nos falamos sempre, então vai ser muito divertido poder rever isso também”.  

Expectativas para a reprise  

Para Grazi, essa será, inclusive, a primeira vez em que terá a experiência de ter um trabalho reprisado e garante que tem um gostinho muito especial. “Vai ser muito bom poder assistir com minha filha, pois é uma novela leve, bonita. A primeira novela que ela assistiu comigo foi Bom Sucesso e ela se divertia, foi lindo pra mim, hoje em dia cada trabalho que eu pego, eu penso no legado que vou deixar”, garante.  

Cyria também diz estar empolgada para a reprise, pois acredita ser uma novela muito adequada para o momento com um cenário litorâneo. “Vou me criticar, vou ver o que poderia ter feito diferente, mas vão ter cenas que vou assistir e tirar o chapéu pra mim mesma. O prazer sem dúvidas vai superar tudo”.  

Já Luiz Carlos diz que será muito importante poder rever a cena em que incorporou um palhaço. “Os autores da novela sabiam que eu tinha um palhaço e aproveitaram a prisão de Donato, meu personagem, para trazer isso à tona. Foi o momento mais criativo que eu já vivi numa novela, tivemos que nos virar com o que tinha na casa de pescador. Flor do Caribe tem esse aspecto muito particular pra mim”.  

“Nós atores somos como uma espécie de quadrilha, estamos sempre juntos, saímos juntos, conversamos, então poder assistir novamente é uma espécie de reencontro com essas pessoas maravilhosas. É de uma alegria absurdamente extraordinária”, relata Juca. 

 

 

 

Assuntos Relacionados