Fiec lança hub de empreendedorismo com edital para 30 projetos

A iniciativa, que tem como objetivo impulsionar a inovação na indústria cearense e promover o desenvolvimento do setor, será feita em parceria com o Sebrae

Legenda: Projeto da Fiec vai selecionar 30 ideias que receberão apoio para o desenvolvimento de soluções
Foto: José Sobrinho/Sistema Fiec

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) lançou na noite desta quarta-feira (2) o Hub de Empreendedorismo e Inovação, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará). A iniciativa, que tem como objetivo de impulsionar a inovação na indústria cearense e promover o desenvolvimento do setor, será feita em parceria com o Sebrae. Serão selecionadas 30 ideias que receberão apoio para o desenvolvimento de soluções aos principais desafios da indústria cearense.

Segundo Dana Nunes, superintendente do IEL, a iniciativa contará com o apoio financeiro da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), que irá disponibilizar os recursos para o desenvolvimento dos 30 projetos selecionados. “Hoje, nós já temos recursos para investir em 30 projetos previstos no edital. A gente vai recepcionar essas pessoas e desenvolver essas ideias. E o nosso objetivo é incentivar projetos para que sejam aplicados na indústria. O que é um desafio imenso” ela diz.

Dana Nunes diz que o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará será mais do que um espaço de ideias. A proposta é fazer um link entre ideias e indústrias. Além de ser um ambiente para geração de soluções, será um local também onde as ideias mais maduras serão mapeadas e trabalhadas para que possam efetivamente ajudar as indústrias a superarem seus desafios.

“Não há uma área específica, desde que seja para a indústria. E os projetos mais evoluídos vão passar para outra etapa, a de aceleração. A gente não tem como restringir essas ideias que vão chegar, desde que elas atendam ao setor produtivo, de todos os setores”, diz Dana. Podem participar empreendedores com negócios já constituídos ou aqueles que querem abrir um negócio, além de startups.

Novas ideias

O hub tem a proposta de ser uma ambiência que inspire a geração de novas ideias, a troca de conhecimentos e que acelere a transformação dessas ideias em negócios, produtos e processos inovadores para o mercado, por meio de mentorias, metodologias ágeis, abordagens de gamificação, entre outras. A primeira ação do hub será o lançamento de um edital que irá selecionar ideias para pré-incubação, voltadas ao setor industrial. As ideias selecionadas poderão crescer de forma acelerada e ganhar escala, contando com a infraestrutura do Hub.

“O grande diferencial do Hub do IEL Ceará, que é também nosso maior desafio, será acelerar as ideias, prototipá-las, testá-las e implementá-las nas empresas, tudo muito alinhado com nossas diretrizes e parceiros. Vamos contribuir fortemente com esse desenvolvimento incentivando o empreendedorismo e as ações inovadoras”, diz Dana.