Empreender depois dos 50: o que é preciso saber?

Idade mais madura e carga de conhecimentos relevantes podem ser itens importantes para o sucesso, explicam especialistas.

Legenda: Analistas garantem que a experiência anterior é fundamental para a condução de um novo negócio.
Foto: Banco de Imagens

Ao contrário do que se pode imaginar, a mente empreendedora não tem idade. A história traz diversos exemplos de pessoas - no Brasil e em outros países - que, mesmo com mais de 50 anos, iniciaram um novo negócio e alcançaram o sucesso. No Brasil, de acordo com a última pesquisa do IBGE (PNAD) de 2019, 23,72% das empresas foram abertas por pessoas na faixa etária entre 45 e 54 anos e 17,35% das empresas, por pessoas entre 55 e 64 anos.

“Geralmente essa é uma idade em que há um pouco mais de dificuldades em se obter um emprego formal. Ao mesmo tempo, há uma parcela nessa faixa etária que, por várias questões, não quer mais um emprego, o que acaba contribuindo para que essas pessoas procurem no empreendedorismo a oportunidade de se manterem ativas e produtivas”, observa Alice Mesquita, assessora executiva do Sebrae-CE.

Para quem já passou dos 50, pode até ser mais vantajoso empreender em uma idade mais madura. “São pessoas que já acumulam uma carga de conhecimento relevante e acabam optando por abrir um negócio naquilo que já dominam, que têm conhecimento e afinidade. Um outro ponto relevante é que nessa faixa etária as pessoas tendem a ter acumulado uma certa estabilidade e segurança financeira, o que acaba permitindo a esse empreendedor estar mais propenso ao risco, ter mais coragem e não ter medo de errar, que aliás são características do empreendedor”, aponta Alice Mesquita.

dicas para experientes

Como começar

Como em qualquer idade, ter dedicação ao negócio é fundamental para o sucesso. Por isso, antes de iniciar o negócio, “o primeiro passo é certificar-se de que essa é realmente a atividade escolhida e estar preparado para uma rotina diária”, afirma Alice Mesquita.

O próximo passo é fazer uma pesquisa, levantar dados sobre a atividade, entender o mercado e organizar um plano de negócio. “Para dar consistência à ideia e elaborar o plano de negócio, é preciso conhecer sobre finanças, marketing, fornecedores e principalmente sobre o seu público-alvo, a fim de definir estratégias para posicionar sua empresa frente à concorrência, sem se desligar do que está acontecendo no mercado em termos de inovação, e como tudo isso influenciará o seu negócio”, acrescenta a assessora executiva do Sebrae-CE.

Como observa o empresário Frederico Gurgel, consultor de negócios, mestre em Administração e especialista em criação e gestão de novos negócios, a experiência anterior é fundamental para a condução de um novo negócio.

“É muito importante conhecer ‘o terreno em que se vai pisar’, principalmente pelos contatos que são ou já foram feitos”, garante. Para ele, os empreendedores devem se preparar para muitos desafios e manter a mente aberta para muitos aprendizados. “Defendo que uma das principais aprendizagens da geração 50+ é a convicção das competências adquiridas e de saber utilizar a consagrada pergunta: quem sabe me explicar isso?”, analisa.