Nordeste vira assunto mais comentado no Twitter após capa de revista por aniversário de SP; entenda

Revista nomeou cidade sudestina como "A Capital do Nordeste" e recebeu enxurrada de críticas

Legenda: Capa da revista repercutiu no Twitter
Foto: Reprodução

Legenda: No Twitter, prefeituras de cidades nordestinas reagiram à publicação e usuários fizeram comentários irônicos
Foto: reprodução/Twitter

A região Nordeste se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira (22), logo após a divulgação da capa de uma revista nacional viralizar entre os usuários da rede. Em homenagem ao aniversário de São Paulo, a revista Veja citou a cidade como "A Capital do Nordeste", utilizando nordestinos que moram no Sudeste como referências locais. No entanto, a estratégia recebeu críticas.

"Os novos migrantes que reinventam o design, a gastronomia, as startups e outras atividades da metrópole que completa 467 anos", diz a capa da publicação, lançada na manhã de quinta (21). 

Na própria rede social, a publicação com a imagem revelada foi compartilhada como forma de desagrado. "Paulista tem uma autoestima impressionante. Igual autoestima de branco", comentou um dos usuários. 

"Primeiro que São Paulo não é a capital do Nordeste. Temos 9 capitais importantes, inclusive com uma capital que foi a primeira do Brasil: a linda Salvador! São Paulo é apenas uma das capitais dos 26 estados brasileiros, apesar de sua forte presença nordestina aqui", pontuou outro, que também reforçou ser morador da cidade sudestina. 

Capitais rebatem

Em resposta à publicação, a conta oficial da Prefeitura de Salvador no Twitter questionou outros perfis da região Nordeste sobre a manchete. "Será, amadah?", escreveu ao chamar Aracaju, Maceió, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, São Luís e Teresina para a discussão.

Ao participar, a Prefeitura de Fortaleza resolveu montar uma pesquisa na rede social. "Enquete rápida aqui: a) arriégua, b) ai dentu, c) ieeeeeeeeiii. Qual o melhor comentário sobre a capa de aniversário de SP?", brincou o perfil, que recebeu diversas mensagens em apoio.

Na postagem original feita por Salvador, as respostas entre as prefeituras geraram diversos memes divertidos. Em tom de deboche, imagens usadas na web com humor, a maioria com as cantoras Gretchen e Inês Brasil, foram os artifícios escolhidos para ironizar a situação.