Esperança e oportunidades: a educação como oportunidade para a advocacia em 2021

Por meio da Educação, é possível construir reflexões essenciais aos momentos de crise e também contribuir de forma prática ao dia a dia da advocacia e de toda a sociedade, escreve Eduardo Pragmácio Filho, advogado e presidente da ESA-CE

Legenda: Em 2021, a certeza de que muito trabalho será realizado, de modo a suprir as principais demandas da advocacia e sempre apostando em mais melhorias
Foto: Shutterstock

Por Eduardo Pragmácio Filho*

O ano de 2020 se encerra com a dúbia sensação de que muito aconteceu nos últimos meses, e também de que há muito a ser feito. Lembra o verso antológico de Manuel Bandeira: “a vida inteira que podia ter sido e que não foi”. A expectativa sobre um 2021 com melhores perspectivas para a advocacia não pode desconsiderar o imenso desafio da solidariedade e da criação de oportunidades a todos.

A pandemia da Covid-19 vem sendo sentida mundialmente, com reflexos diretos em todas as instituições e na vida de tantas pessoas. Na advocacia, foi sentido um imenso abalo que envolve, entre outras coisas, a forma de se trabalhar remotamente, com clientes, parceiros e com os demais profissionais do sistema de justiça. A adaptação foi forçada e iminente.

Na Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), em que trabalhamos para promover a plena capacitação de advogados e advogadas, os desafios desse cenário bateram à nossa porta, com a impossibilidade de realização dos eventos presenciais. E rapidamente promovemos as adaptações necessárias, reformulando os acessos ao site e implementando uma plataforma virtual para promover todos os cursos e eventos, de forma interativa, simples e efetiva.

O “virtual” se tornou uma realidade para a ESA-CE e, apesar das dificuldades de adaptação a um ambiente desconhecido, trouxe várias possibilidades: alcançamos mais pessoas, na capital, no interior e até em outros estados, de forma rápida e com renomados palestrantes de todo o país. Assim, ampliamos o alcance e a capacidade técnica das programações e, por isso, profissionalizamos a capacitação online da Escola, por meio da plataforma digital.

Esse trabalho em equipe conecta-se com o propósito da instituição e também com a premente necessidade do mercado de ter profissionais plenamente capacitados, aptos para entender essa conjuntura desafiadora e saberem construir soluções criativas aos mais variados problemas que se apresentam na área jurídica. Por meio da Educação (reparem no “E” maiúsculo!), é possível construir reflexões essenciais aos momentos de crise e também contribuir de forma prática ao dia a dia da advocacia e de toda a sociedade.

A solidariedade deve permear nosso caminho, pois pretendemos uma advocacia unida e capacitada, em um único propósito, que é a melhoria da nossa condição social. Para isso, temos que criar o ambiente de oportunidades para a devida e necessária capacitação de todos os profissionais. Em 2021, a certeza de que muito trabalho será realizado, de modo a suprir as principais demandas da advocacia e sempre apostando em mais melhorias. Saúde, criatividade, resistência e esperança e mais oportunidades, é o que desejamos a todos neste novo ano!

*Eduardo Pragmácio Filho é advogado e presidente da ESA-CE.